Índice:
Se você possui um telefone Xiaomi com camada de personalização MIUI (porque há exceções, como no Mi A1 e Mi A2 que carregam Android puro) você poderá verificar que ele possui aplicativos pré-instalados no sistema, que também não usamos e que, em alguns casos, nem sabemos o que eles fazem lá. E não estamos entrando em conspiranias de espionagem oriental: é sabido que todas essas ferramentas pré-instaladas, chamadas de 'bloatware', acabam reduzindo a autonomia e o desempenho de nosso terminal. E o pior de tudo é que eles não podem ser desinstalados usando o método tradicional, você tem que descobrir como encontrar métodos alternativos que funcionem, não representem perigo para o terminal e possam ser feitos com um único clique.
E esse método existe? Sim, existe e, se feito corretamente, não deve causar nenhum problema em seu terminal. A única coisa que você precisa para remover os aplicativos do sistema MIUI é seu terminal Xiaomi, seu cabo microUSB ou USB Tipo C, um computador com Java instalado (deixamos o link para você baixar e instalar) e uma ferramenta chamada Xiaomi ABD FastBoot Tools que você pode baixar desta página. Estas são as etapas, uma a uma, de que precisaremos para nos livrar de todos os aplicativos MIUI que não queremos.
Um aviso antes de iniciar o tutorial: não nos responsabilizamos se o seu celular sofrer algum dano. Pessoalmente, fiz este tutorial para remover os aplicativos de fábrica seguindo as etapas abaixo e não tive problemas.
Como desinstalar aplicativos do sistema em um celular Xiaomi
A primeira coisa que faremos é ativar as opções de desenvolvimento. Para isso, entramos nas configurações do telefone, entramos em 'Sobre o telefone' e em ' Versão MIUI ' pressionamos sete vezes seguidas até que apareça o aviso de que as opções de desenvolvimento estão ativadas.
Em seguida, voltamos e em 'Configurações adicionais' pressionamos e vamos para 'Opções do desenvolvedor'. Nesta tela, vamos para a seção ' Depuração de USB ' e ativamos a chave.
Agora, conectamos nosso dispositivo ao computador e abrimos as ferramentas Xiaomi ADB FastBoot que baixamos anteriormente. Se tudo correr bem, deverá detectar o seu telemóvel (não se esqueça de procurar no telemóvel e aceitar a depuração do USB que aparecerá em forma de pop-up) e aparecerá uma janela com uma série de aplicações.
Aparentemente e de acordo com a própria ferramenta, todos os aplicativos que aparecem na lista podem ser desinstalados sem nenhum problema. No entanto, em um tópico da HTC, um dos usuários recomenda desinstalar apenas o seguinte.
- Analytics
- App Vault
- Cópia de segurança
- Navegador
- Jogos
- Google Duo
- Filmes do Google Play
- Google toca música
- Joyose
- Minha loja de aplicativos
- Minha nuvem
- Meu crédito
- Minha queda
- Meu pagamento
- Minha Reciclagem
- Daemon Miui
- MyWebView
- MSA
- Notas
- PAI
- PartnerBookmarks
- Apps rápidos
- Bola rápida
- SMS extra
- Serviço de tradução
- Serviço Uniplay
- VsimCore
- Paginas amarelas
- Xiaomi Service Framework
- Xiaomi SIM Activate Service
Quando tivermos todos os aplicativos selecionados, clique em 'Desinstalar' e a ferramenta começará a desinstalar todos eles, sem a necessidade do celular entrar no modo FastBoot ou recuperação. Quando o procedimento for concluído, recomendamos que você reinicie seu celular para que o sistema se estabilize corretamente.
Como você pode ver na imagem anterior, na guia 'Reinstalador' você pode reverter algumas das desinstalações que efetuou. Você só terá que escolher os aplicativos que deseja ter novamente e pronto, exatamente como no processo anterior.