Índice:
- O que eu preciso para desinstalar aplicativos pré-instalados no Redmi Note 7
- Prática : desinstale o bloatware do Xiaomi Redmi Note 7
- Quais aplicativos posso desinstalar e quais não
- Como reinstalar aplicativos pré-instalados no Redmi Note 7
- Meu Xiaomi Redmi Note 7 não inicia, o que eu faço?
É um fato: Xiaomi inclui um bom punhado de aplicativos, tanto seus quanto de outros fabricantes, em seus celulares. É seu modelo de negócios e parte do motivo pelo qual seus celulares são mais baratos que os da concorrência. Nos modelos com 32 GB de armazenamento, isso é ainda mais sério, já que o espaço livre que nos resta é praticamente risível. É o caso do Xiaomi Redmi Note 7, um modelo que em sua versão mais barata tem pouco mais de 25 GB de espaço livre. A solução para liberar espaço é justamente desinstalar os aplicativos de fábrica da Xiaomi, e desta vez mostraremos como proceder sem root.
Antes de prosseguir com o tutorial, é necessário esclarecer que tuexpertomovil.com não se responsabiliza por quaisquer possíveis danos que o telefone possa causar. A responsabilidade é exclusiva do usuário.
O que eu preciso para desinstalar aplicativos pré-instalados no Redmi Note 7
Antes de começarmos a trabalhar, é necessário conhecer os requisitos para entrar nas entranhas do MIUI 10 ou MIUI 11.
A primeira etapa para prosseguir com o telefone é baseada na ativação das Opções de Desenvolvimento da Xiaomi para fazer uso da depuração USB. Para fazer isso, teremos que seguir o seguinte roteiro:
- Acesse o aplicativo Configurações e, em seguida, Sobre o telefone.
- Na seção de versão MIUI, pressione sete vezes até que as Opções do desenvolvedor sejam ativadas.
- Volte para Configurações e acesse Configurações adicionais.
- Por fim, vá para Opções do desenvolvedor e ative a opção Depuração USB.
A próxima etapa será passar para o computador para instalar uma série de programas, que citaremos a seguir:
- Baixe e instale a versão mais recente do Java por meio deste link.
- Baixe as ferramentas Xiaomi ADB / Fastboot de acordo com seu sistema operacional.
Prática: desinstale o bloatware do Xiaomi Redmi Note 7
Temos tudo pronto para prosseguir. A próxima coisa que teremos que fazer é conectar o telefone ao computador por meio de um cabo USB e selecionar a opção Transferência de dados. Em seguida, iniciaremos o programa Xiaomi ADB / Fastboot Tools baixado anteriormente. Por ser portátil, não precisa de instalação.
Quando o programa analisa os dispositivos conectados ao computador, é mais provável que uma mensagem de certificação apareça em nosso telefone. Só teremos que aceitar esta certificação para que a ferramenta se comunique corretamente com o telefone. E t voilá , agora podemos desinstalar qualquer aplicativo MIUI por meio de comandos ADB.
Para isso teremos que ir à seção Desinstalador e selecionar todos os aplicativos que queremos que sejam eliminados permanentemente. Se quisermos suspendê-los em vez de eliminá-los permanentemente, podemos ir para a guia Disabler e seguir o mesmo processo que detalharemos a seguir.
Em qualquer caso, o melhor a fazer para manter a estabilidade do sistema é manter os aplicativos e processos necessários para a execução correta do Android e MIUI. Por esse mesmo motivo, recomendamos que você desinstale apenas aplicativos de bloatware .
Quando terminarmos de selecionar todos os aplicativos, clicaremos em Desinstalar para prosseguir com a desinstalação.
Quais aplicativos posso desinstalar e quais não
Dependendo da origem de nosso Xiaomi Redmi Note 7 ou 7 Pro, o número de aplicativos a serem reinstalados varia de acordo com a quantidade de bloatware que o fabricante decidiu incluir por padrão. No fórum HTCmania, eles recomendam desinstalar os seguintes aplicativos:
- Analytics
- App Vault
- Cópia de segurança
- Navegador
- Jogos
- Google Duo
- Filmes do Google Play
- Google toca música
- Joyose
- Minha App Store
- Minha nuvem
- Meu crédito
- Minha queda
- Meu pagamento
- Minha Reciclagem
- Daemon Miui
- MyWebView
- MSA
- Notas
- PAI
- PartnerBookmarks
- Apps rápidos
- Bola rápida
- SMS extra
- Serviço de tradução
- Serviço Uniplay
- VsimCore
- Paginas amarelas
- Xiaomi Service Framework
- Xiaomi SIM Activate Service
Também podemos desinstalar vários dos aplicativos que o Google inclui de fábrica, como Google Play Music, Google Lens ou Google Duo, sem mencionar o Facebook, Aliexpress e outros aplicativos fora da Xiaomi, como alguns jogos pré-instalados.
Como reinstalar aplicativos pré-instalados no Redmi Note 7
Você excluiu algo que não deveria? O telefone mostra uma mensagem de erro? Usando a mesma ferramenta, podemos restaurar todos os aplicativos que desinstalamos ou desabilitamos anteriormente. No primeiro caso, basta ir até a guia Reinstalador e selecionar todos os aplicativos que desejamos restaurar.
Se tivermos desabilitado os aplicativos, teremos que seguir o mesmo processo na janela Enabler clicando no botão correspondente.
Meu Xiaomi Redmi Note 7 não inicia, o que eu faço?
Se nosso telefone mostra um logotipo Xiaomi no início e não consegue entrar no Android, é muito provável que removemos uma ferramenta MIUI essencial. A única forma de proceder baseia-se justamente em reiniciar o dispositivo de fábrica para devolvê-lo ao seu estado inicial, ou seja, com todos os aplicativos de fábrica. Infelizmente, esse processo envolve a exclusão completa de todos os dados do dispositivo.
Resumindo, o processo é tão simples quanto manter os botões liga / desliga e volume pressionados ao mesmo tempo com o celular desligado. Quando o telefone entrar na Recuperação de Xiaomi, clicaremos em Limpar dados para deletar todas as informações dele. Finalmente o dispositivo irá reiniciar, agora sim, sem nenhum erro de inicialização.