Índice:
Você sabia que se comprar um aplicativo da Google Play Store ou da Apple App Store e não gostar dele, ele pode ser devolvido? Muitos usuários pensam que, uma vez pago, não há como voltar atrás. E a verdade é que ambas as lojas de aplicativos oferecem a opção de devolver o aplicativo se finalmente não gostarmos. É uma opção muito interessante, pois nos permitirá testar uma aplicação para ver se é realmente o que procurávamos.
Talvez no Android menos, mas na iOS App Store temos aplicativos com preços bem altos. Alguns dos aplicativos de edição de foto, vídeo ou produtividade custam cerca de 20 euros ou mais. Portanto, vale a pena saber que podemos comprá-los e, caso não tenham aquela funcionalidade específica que procuramos, devolva-os e pague-nos o dinheiro. Vamos ver como é feito em cada uma das lojas.
Como devolver um aplicativo no Android
Começamos com a loja de aplicativos do Google. A primeira coisa a saber é que a Play Store permite que você devolva um aplicativo, mas apenas dentro de duas horas após sua compra. Ou seja, se você for pagar por um aplicativo na Play Store, certifique-se de ter tempo para testá-lo imediatamente para ver se é o que você estava procurando. Após este período, a devolução também é possível, mas recuperar o nosso dinheiro será muito mais complicado.
Se estivermos no prazo de duas horas, o retorno é muito simples. Teremos apenas que entrar na seção "Meus aplicativos" na Play Store. Procuramos o aplicativo que desejamos devolver e veremos a opção "Obter um reembolso". Clicamos nele e confirmamos a operação. E nós temos, a devolução foi feita e solicitamos o reembolso. Claro, o aplicativo será desinstalado do dispositivo.
Caso tenhamos ultrapassado duas horas teremos que entrar na Play Store e no aplicativo procurar a opção "Informar um problema". Das opções que temos, selecionaremos “Solicitar um reembolso”. Porém, neste caso a devolução não será automática e teremos que explicar à Google porque queremos devolver a aplicação. Portanto, a decisão de nos pagar será ditada pelo próprio Google.
Como devolver um aplicativo no iOS
No caso de dispositivos Apple, a App Store nos oferece um período de devolução de 14 dias. É claro que, uma vez expirado esse período, não haverá como recuperar o valor pago por aquele aplicativo. Além disso, o processo é um pouco mais complicado, pois teremos que fazê-lo a partir do site "Informar um problema" da Apple.
Ao entrar no site , ele nos pede o ID Apple com o qual fizemos a compra. Colocamos o identificador e a senha do mesmo. Claro, deve ser o que estamos usando em nosso iPhone ou iPad. Além disso, se tivermos a identificação de fator duplo ativada, teremos que escrever o código que chegará ao dispositivo.
Ao entrar, veremos uma lista de todos os aplicativos, filmes, músicas ou livros que compramos na App Store ou na iTunes Store com nosso Apple ID. Buscaremos o aplicativo que desejamos retornar e selecionaremos “Ponto”. Tenha cuidado, também podemos fazer isso com compras no aplicativo.
Depois de clicado, a Apple solicitará que expliquemos o motivo da devolução. Fique tranquilo, não será necessário ter uma justificativa forte para aceitar a devolução. Podemos simplesmente colocar que o compramos por engano ou algo semelhante. A Apple nos reembolsará o valor da compra no cartão associado ao nosso ID dentro de cinco a sete dias úteis.
Embora o prazo que a Apple dá para devolver um aplicativo seja bastante longo, não devemos abusar desse sistema. Em outras palavras, a Apple controla para que o sistema de devolução não seja abusado, portanto, se comprarmos e devolvermos sistematicamente, poderá chegar um momento em que a devolução será negada.