Índice:
- Como limitar o consumo de dados do seu celular
- Como evitar que a Movistar lhe cobre mais a partir de 18 de maio
A Movistar cobra-lhe até 15 euros extra pelos dados extra que consumir com o seu telemóvel: a partir do próximo dia 18 de Maio, entram em vigor as novas condições das tarifas para clientes Movistar, e será o custo máximo que os utilizadores podem pagar 15 euros por mês até 1 GB de dados adicionais ao plano contratado. Ou seja: ultrapassados os megabytes disponíveis para esse mês, a Movistar cobrará os dados adicionais a uma taxa de 1,5 cêntimos por mega, até ao máximo de 1 GB, o que significaria até 15 euros a mais por mês, além do preço de sua taxa.
Esta nova medida altera as condições existentes até agora, que previam um máximo de 7,5 euros extra por mês (ou seja, mais 500 MB à velocidade máxima).
As novas condições serão aplicadas automaticamente a todos os clientes Movistar a partir de 18 de maio, mas você pode fazer duas coisas para evitar ser afetado: reduzir o consumo de dados em seu smartphone e pedir à Movistar para manter as condições atuais de seu contrato.
Como limitar o consumo de dados do seu celular
A primeira medida que você pode aplicar é usar apenas redes WiFi para baixar conteúdo (por exemplo, aplicativos e suas atualizações e outros arquivos grandes, como vídeos).
Se você utiliza serviços de streaming de música, o ideal é contratar uma taxa de dados alta para evitar surpresas no final do mês. Ou você pode optar pelos planos premium dos serviços de música, que permitem baixar a música com uma conexão WiFi e ouvi-la depois no modo offline, sem gastar mais dados.
Você também deve ter cuidado com aplicativos que usam muitos dados, como Facebook ou YouTube. Se você usa Android, pode baixar o Facebook Lite, uma versão mais simples que vai permitir que você gaste menos e, aliás, também economize bateria.
No Android, também é útil restringir conexões em segundo plano, para evitar que aplicativos gastem dados sem que você saiba ou para instalar um aplicativo que monitore e gerencie as conexões para que você não se assuste com sua conta.
Se você usa iOS, também pode limitar as conexões dos aplicativos em segundo plano, configurando a opção nas Configurações.
Como evitar que a Movistar lhe cobre mais a partir de 18 de maio
Se você é um cliente de planos de contrato Vive ou fusão da Movistar, você pode pedir a empresa não para implementar a mudança anunciada para 18 de Maio. Se não avisar a empresa, as alterações serão aplicadas automaticamente e poderá pagar até 15 euros extra todos os meses se não monitorizar o seu consumo de Internet.
Para recusar esta alteração, ligue 223528 do seu número Movistar e peça ao operador para definir o valor mensal adicional em 0 euros. Com isso, você terá uma navegação com velocidade reduzida e sem custo adicional, uma vez que tenha atingido o máximo contratado de cada mês.
Se estiver interessado, também pode definir esse limite em qualquer valor entre 0 e 15 euros adicionais: por exemplo, se o definir em 7,5 euros, a Movistar poderá oferecer-lhe até 500 MB extra à velocidade máxima quando exceder o seu plano.
Em qualquer caso, caso não ligue e decida aceitar as novas condições a partir do dia 18 de maio, receberá notificações da Movistar cada vez que chegar a 4, 7 e 11 euros adicionais ao preço contratado na sua tarifa.