Índice:
- Verifique se há atualizações via OTA (Over the Air)
- Use o programa ou Suite da marca do nosso smartphone ou tablet
- Baixe o arquivo de atualização manualmente
Atualizações para sistemas operacionais móveis são de vital importância se quisermos ter novos recursos, bem como os últimos patches de segurança e correções de bugs. O mundo do Android às vezes pode ser um caos, especialmente se tivermos um terminal que não seja excessivamente conhecido ou popular. É por isso que às vezes uma determinada atualização pode demorar mais para chegar do que o esperado. Hoje vamos te ensinar a forçar uma atualização no Android de forma simples em qualquer smartphone, independente da versão ou marca.
Claro, para este guia não recorreremos a root ou métodos que possam prejudicar a integridade do terminal em questão, embora a partir daqui não somos responsáveis por quaisquer possíveis danos que possam ser causados.
Verifique se há atualizações via OTA (Over the Air)
Vimos em um fórum que os usuários do nosso modelo de telefone ou tablet estão recebendo Android Oreo ou a versão correspondente e ainda não recebemos uma notificação para atualizar o Android. Há momentos em que temos que forçar nossos dispositivos a verificar se há atualizações, e fazer isso no Android é tão simples quanto ir para a seção Sistema em Configurações do Android e clicar em Verificar atualização ou Atualizar versão do sistema (as opções podem variar dependendo marca do dispositivo). Após a verificação, o sistema deve detectar a nova atualização.
Use o programa ou Suite da marca do nosso smartphone ou tablet
Acabamos de seguir o método acima e não tivemos sorte, seja por motivos de localização ou porque nossa empresa está demorando em lançar a atualização mencionada. A próxima etapa lógica para verificar se há novas atualizações é usar o programa ou Suite que a marca projetou para todos os seus smartphones. Obviamente, isso depende da marca e do modelo do nosso dispositivo. Então deixamos vocês com o link das marcas mais conhecidas:
Assim que o programa estiver instalado, conectaremos nosso celular ao computador e esperaremos que ele o reconheça. Em seguida, abriremos o programa e procuraremos uma opção semelhante a "Verificar atualizações" ou "Verificar novas atualizações". Após a verificação, o software deve ser detectado.
Baixe o arquivo de atualização manualmente
O último e mais preciso método: atualizar nosso smartphone ou tablet manualmente. Se os métodos anteriores não funcionaram para nós, este é o mais eficaz de todos, embora o mais arriscado. Como nos programas anteriores, cada software e método usado neste é diferente em um celular de uma marca e outra.
A primeira coisa que teremos que fazer é, como poderia ser de outra forma, procurar o arquivo de atualização. Para cada marca podemos pesquisar em fóruns especializados, seja em HTCmania, XDA Developers ou através de aplicativos como o Huawei Firmware Finder. Uma vez que tenhamos certeza de que temos a versão correspondente ao nosso modelo, o próximo passo lógico será instalar esta atualização, embora desta vez tenhamos que fazê-lo com outro programa, já que normalmente não é compatível com o oficial.
Novamente para cada smartphone ou tablet teremos que usar um determinado programa, e os métodos a serem seguidos para cada um dependem inteiramente deles. É por isso que recomendamos que você procure as instruções do programa em questão no YouTube ou nos fóruns que acabamos de mencionar. A seguir, deixamos para vocês os programas das principais marcas:
Devemos esclarecer que para alguns dos métodos de flash, precisaremos ter root em nosso smartphone ou tablet, bem como ter o bootloader aberto.