Neste momento estamos passando por uma das mais gloriosas etapas na seção sobre câmeras instaladas em smartphones. A finlandesa Nokia desenvolveu uma ferramenta poderosa chamada PureView de 41 megapixels que orgulhosamente usa o Nokia Lumia 1020. HTC e Apple optaram por equipar seus sensores de pixel que, como se fossem maiores na prática, oferecem um comportamento invejável na captura e no manuseio da luz. A Sony, entretanto, continua a desenvolvercâmeras da série Exmor-R que mantém o pulso e fornece tecnologia para outras empresas. E no caso da Samsung, o que se vê no Samsung Galaxy Note 3 marca a tendência da empresa sul-coreana.
No poder de captura fotográfica, ele repete o que foi visto no Samsung Galaxy S4, ou seja, um sensor de treze megapixels acompanhado de um flash LED. No entanto, o mais interessante sobre a câmera do Samsung Galaxy Note 3 está em seus modos de vídeo. Pela primeira vez, a Samsung apresenta a opção de configurar entre três modos de alta definição em diferentes faixas e taxas de captura por segundo. Vamos ver em que consiste cada um.
- UHD. Eles são a sigla para Ultra High Definition , ou ultra high definition. Também é conhecido como 4K e, em suma, serve para designar um padrão que se caracteriza pelo desenvolvimento de um quadro de captura com o dobro da resolução do que conhecemos como alta definição 1080p. O Samsung Galaxy Note 3 torna-se uma das primeiras equipes a lançar a captura de vídeo com essa qualidade a partir de um celular, também o fazendo a uma taxa de 30 frames por segundo. Quando falamos de quadros por segundo, ou fps ( quadros por segundo), nos referimos ao número de imagens que constituem cada fração de segundo. Quanto maior o número de imagens, maior a fluidez. 30 fps é uma taxa muito razoável, especialmente com essa resolução, que mostra grande poder de processamento. Não surpreendentemente, o Samsung Galaxy Note 3 instala o mainframe mais solvente do mercado no momento, o Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz.
- FullHD. Este padrão é mais semelhante a nós. É definido por um quadro de 1.920 x 1.080 pixels, e é o tipo de qualidade que já conhecemos bem por ser o que se tornou o mais alto entre os televisores domésticos. Por algumas gerações, smartphones de referência já foram capazes de capturar sequências de vídeo neste nível de resolução. No entanto, o Samsung Galaxy Note 3 se torna um dos primeiros a fazer isso duas vezes mais suavemente que o resto, alcançando imagens FullHD a 60 fps.
- HD 720p. As primeiras demonstrações de HD atingiram este nível, é apresentado com uma imagem de 1.280 x 720 pixels. O Samsung Galaxy Wave foi o primeiro celular do fabricante capaz de filmar com essa qualidade, seguido alguns meses depois pelo Samsung Galaxy S que inaugurou a famosa e bem-sucedida família de carros- chefe sul-coreanos. No entanto, com o Samsung Galaxy Note 3 eles vão um passo além, permitindo que este modo torne a filmagem em câmera lenta possível pela primeira vez. A opção de gravar em câmera lenta não se limita a tudo sendo visualizado em uma velocidade mais lenta do que o normal, mas simocorre sem saltos ou intervalos entre os quadros . Para conseguir isso, o Samsung Galaxy Note 3 desenvolve uma taxa de captura de 120 quadros por segundo, algo que até o momento apenas o Acer Liquid S2 e o iPhone 5S conseguem.
Estes são os três excelentes modos de vídeo do Samsung Galaxy Note 3. Com isso, o usuário se desdobra diante de uma gama de opções realmente interessantes em função das necessidades criativas do dono de um aparelho no último tabletófono da Coréia do Sul. E é que cada um dos três modos é novo na forma como é apresentado: o primeiro pela alta qualidade de captura, o segundo pelo equilíbrio entre definição e fluidez de filmagem, e o terceiro pela possibilidade de capturar com ótimos resultados. imagem e níveis de captura muito altos.