Índice:
- Como instalar a câmera do Google no Xiaomi Redmi Note 5
- Passos simples na janela de comando
- Devemos instalar uma recuperação personalizada
- Agora, só falta testar o Gcam em seu Xiaomi Redmi Note 5
Se você deseja ter em seu Xiaomi Redmi Note 5 o aplicativo de câmera que vem no Google Pixel, com os benefícios que isso acarreta, você terá que seguir, com atenção, os passos que daremos a seguir neste tutorial. São passos muito simples, mas você deve seguir ao pé da letra. Se você fizer algo que não deveria ou se fizer algo errado, ficará sem celular. Quem avisa não é traidor.
A primeira coisa que devemos saber para instalar a câmera Google ou Gcam em nosso Xiaomi Redmi Note 5 é que precisamos ter o bootloader desbloqueado. Neste link, ensinamos como fazê-lo, um processo muito simples, mas que pode levar de duas semanas a um mês, enquanto se espera que a Xiaomi lhe dê permissão para fazê-lo. Depois de fazer isso, realizaremos o seguinte processo.
Como instalar a câmera do Google no Xiaomi Redmi Note 5
Baixamos dos arquivos os arquivos necessários para a realização do procedimento. São necessários três arquivos, uma pasta chamada 'Ferramentas da plataforma', o novo arquivo de recuperação que iremos instalar, chamado TWRP e o apk do aplicativo Gcam. Para instalar o Gcam no Xioami Redmi Note 5 temos que ativar o API2 da câmera. E para isso, precisamos modificar um arquivo móvel. Se você errar, nada acontece. Siga os passos que detalhamos ao pé da letra e você verá como tudo vai bem.
Primeiro, baixamos as Ferramentas da Plataforma neste link. Descompactamos a pasta que vem dentro do zip e salvamos no desktop, dentro, por sua vez, de outra pasta onde colocamos os três arquivos necessários. Podemos chamar essa pasta de GCAM. Em seguida, baixamos o arquivo de imagem TWRP neste link e o APK GCam neste outro. Reunimos os três arquivos na mesma pasta GCAM. Em seguida, pegamos o arquivo TWRP e o colocamos na pasta 'Ferramentas de plataforma'.
Vemos que a pasta 'Platform Tools' contém o arquivo TWRP para poder instalar a recuperação.
Passos simples na janela de comando
Nós recapitulamos. Já temos Ferramentas da Plataforma com o arquivo TWRP dentro e o APK Gcam na mesma pasta. Seguimos com a seção mais sensível do tutorial.
- Conectamos o telefone com a depuração USB ativada. Se for exibida uma mensagem em seu terminal aconselhando você a ativar a depuração USB, certifique-se de ligar a chave. Conectamos o celular ao nosso micro através do cabo microUSB, ligado, no modo normal, sem fazer mais nada.
- Em seguida, vamos para a pasta do desktop que criamos, na qual temos os diferentes arquivos. Pressione a tecla shift ou SHIFT + botão direito na pasta 'Ferramentas de plataforma'. Na janela pop-up, você deverá ver 'Prompt de comando'. Clique e uma janela de comando CMD será aberta.
- Agora, na janela de comando, vamos escrever os seguintes 'dispositivos adb' (sem aspas). Se tudo correr bem, deve aparecer escrita 'lista de dispositivos conectados' como aparece na imagem a seguir. Caso não apareça um celular conectado, devemos escrever 'sair' (sem aspas), fechar a janela, desconectar o celular do PC e reiniciar no ponto 1.
- Se você vir o celular conectado agora, devemos escrever na janela de comando, lembre-se, sem aspas, 'adb reboot bootloader'. O terminal irá reiniciar automaticamente no modo 'FASTBOOT'.
- Agora colocamos o terceiro comando. Neste caso, é o comando que irá instalar o TWRP recovery em nosso terminal, que, lembre-se, deve estar dentro da pasta 'Platform Tools'. Escrevemos, sem aspas, 'fastboot boot twrp.img'.
Devemos instalar uma recuperação personalizada
Agora vamos ao nosso celular. Na tela, você verá o logotipo de recuperação TWRP. Espere até que mude e se pareça com o que vemos nas imagens. Em seguida, temos que pressionar 'Keed somente leitura' e a nova tela que vemos abaixo aparecerá.
Inserimos novamente o comando 'dispositivos adb' para verificar se o terminal ainda está conectado corretamente. Se sim, vamos escrever ' adb shell '. Alguns símbolos aparecerão.
O que vem a seguir É MUITO IMPORTANTE. Teremos então que escrever, sem aspas e EXATAMENTE ISSO, ' setprop persist.camera.HAL3.enabled 1 ′. Assim é, mas sem aspas ou negrito. Você pode copiar e colar o comando no bloco de notas e, a partir daqui, copiar e colar na janela de comando. Para colar este comando na janela de comando, basta clicar na janela com o botão direito do mouse e ele será colado automaticamente.
Depois de se certificar de que colocou exatamente o que indicamos, pressione Enter. Os símbolos da imagem anterior reaparecerão.
Agora digite 'exit' para sair do 'shell adb ' com sucesso. Para reiniciar o terminal, escrevemos 'adb reboot' e pronto. O celular será reiniciado e poderemos fechar a janela de comando. Agora, espere até que tudo tenha corrido bem e o terminal reinicie normalmente.
Agora, só falta testar o Gcam em seu Xiaomi Redmi Note 5
Agora vamos instalar o aplicativo Gcam em nosso terminal Xioami Redmi Note 5. Como ainda estamos com nosso celular conectado ao PC, aproveitamos para transferir o arquivo APK que temos na pasta GCAM desktop para nosso celular. Para ativar a transferência de arquivos, abaixe a cortina de notificação e clique em ' Carregando este dispositivo por USB '. Uma pequena janela inferior se abrirá onde devemos escolher 'Transferir arquivos'.
Esperamos que a pasta Xiaomi Redmi Note 5 apareça em nosso computador. Em seguida, copiamos o arquivo GCam e o colocamos em nosso computador. Quando a transferência for concluída, voltamos para fazer o download das notificações e escolhemos 'Carregar o dispositivo' e desconectamos.
Agora abrimos nosso explorador de arquivos. Na tela principal, clique no ícone 'APK' e, nesta tela, vemos o aplicativo baixado. Nós pressionamos, concedemos as licenças necessárias para a instalação e pronto.
Agora podemos abrir nosso GCam no qual tudo funciona corretamente, o panorama, a câmera lenta, a photo sphere e até o modo retrato frontal. Agora, saia para tirar fotos!