Entre muitos outros destaques, o Samsung Galaxy S2 possui uma das telas mais largas com a melhor qualidade de cor de toda a frota de smartphones. Precisamente o tamanho importa, e muito, quando queremos explorar um dos pontos fortes desta tecnologia: a de usar o terminal como leitor de livros eletrônicos.
É verdade que o Samsung Galaxy S2, como tantos outros telefones do seu segmento, são plataformas complementares se quisermos ler livros eletrônicos, é sempre mais interessante usar um aparelho que funcione com tinta eletrônica. A razão é muito simples: os painéis que emitem luz podem causar cansaço visual em leituras longas. Porém, para aqueles pequenos momentos em que vamos no ônibus, esperamos no consultório do médico, ou quando damos um tempo enquanto aquele amigo impultual chega, ter a opção de navegar algumas páginas na tela do Samsung Galaxy S2 é muito interessante.
Portanto, queremos oferecer-lhe algumas recomendações, caso você esteja um pouco duvidoso neste assunto. O próprio Samsung Galaxy S2 carrega um leitor dedicado por meio do aplicativo Readers Hub. Com isso, você pode acessar um acervo bibliográfico que distingue três seções: imprensa, livros e revistas. No total, são referências em 22 idiomas, incluindo milhares de manchetes de revistas e jornais em todo o mundo, bem como mais de 2,2 milhões de livros (acessíveis através da plataforma Kobo), muitos dos quais são totalmente gratuitos.
www.youtube.com/watch?v=MexLuo5JiIk&feature=player_embedded
O Readers Hub também oferece opções de exibição personalizáveis, algo que veremos em outros aplicativos funcionando de maneira semelhante. Assim, poderíamos selecionar a quantidade de luz que a tela emite (uma possibilidade muito atrativa, como já mencionamos, caso saibamos que vamos passar um bom dia lendo o aplicativo), além do tamanho da fonte. Também podemos marcar uma ou mais páginas, seja para controlar a que parte do livro vamos ou porque queremos apresentar uma referência.
O aplicativo Kindle se comporta de maneira semelhante. Estamos falando do sistema multiplataforma da Amazon, um utilitário que não só permite a leitura de livros, mas também dá acesso direto à mais conhecida livraria online do ciberespaço. É verdade que a grande maioria dos livros que vemos no Kindle está em inglês, então, se você não tiver problemas com o idioma de Shakespeare, pode achar este aplicativo muito atraente; caso contrário, suas opções serão mais limitadas.
Algo que é de grande interesse no aplicativo Kindle (tanto no Samsung Galaxy S2 quanto nos demais celulares e tablets compatíveis) é a opção de identificar a leitura com o usuário, não com o aparelho. Ou seja, se você é dono de vários terminais compatíveis com o aplicativo (outro celular Android, ou talvez um iPhone ou iPad, ou justamente o leitor Kindle da empresa americana), toda vez que você abandona a leitura em uma determinada página, Quando você abrir o e-book novamente em outro terminal, a última folha de onde você parou apareceráindependentemente de você ter colocado um marcador ou não. Além disso, o aplicativo Kindle pode ter um dicionário integrado para informar o significado das palavras ou expressões que você não entende. Claro: por enquanto esta opção está disponível apenas em inglês.
Se você não quer que a complicar com línguas estrangeiras e preferem para ler livros escritos em algumas das línguas oficiais do nosso país, a solução é epubgratis.es. Não é uma aplicação, mas sim um site onde acederemos a um importante catálogo de obras gratuitas. Há algo para todos: ensaios, romances, manuais… e tudo em formato ePub. Teremos que baixar o livro e carregá-lo em um aplicativo leitor (por exemplo, o próprio Readers Hub).
Outra opção da web para ler e-books no Samsung Galaxy S2 é acessar 24symbols.com. No momento, este sistema não possui um aplicativo dedicado para Android, mas o leitor online funciona muito bem. Este serviço passou a se chamar Spotify de livros , por incluir uma opção muito ampla de acesso gratuito (como era o popular serviço de streaming de música em outra época), e com uma mais completa para clientes premium (por preços de entre 10 e 60 euros, dependendo sobre o período de subscrição, que remove anúncios e permitebaixe as obras para lê-las offline).