As chamadas para os nossos contactos mais comuns é algo que está ao nosso alcance muito rapidamente, desde que os configuremos como favoritos no livro onde temos a lista completa. No entanto, se tivermos um Samsung Galaxy S3, a possibilidade de tê-los ainda mais próximos é algo que a camada TouchWiz nos dá, que é a customização da empresa sul-coreana para o Android 4.1 Jelly Bean. A ideia é que possamos transferir um atalho dos contatos que queremos para uma das sete telas da área de trabalho principal.
Para isso, temos ao nosso dispor várias fórmulas. Cada um deles tem suas vantagens, assim como seu próprio design. Para iniciar as diferentes soluções disponíveis, temos que ir para a seção de widgets. Isso está disponível para nós de duas maneiras. Por um lado, se segurarmos o dedo por alguns segundos em um dos espaços livres da área de trabalho, um menu contextual será aberto com a opção Aplicativos e widgets, que nos levará diretamente ao nosso destino. Outra forma de o fazer é aceder ao menu habitual das aplicações instaladas, na margem superior da qual veremos, à direita, um separador que conduz à lista de widgets.
Os widgets "" que são pequenas janelas flutuantes e atalhos que mostram informações em tempo real "" estão organizados em ordem alfabética, então teríamos que ir para C para Contatos. Uma vez lá, encontraremos quatro opções de personalização. Cada um deles será mais ou menos interessante dependendo do espaço disponível que temos e do número de contatos que queremos ter em mãos do desktop. O primeiro (contato 4 x 1) ocupa um espaço de quatro células horizontais na área de trabalho. Mostra um único contato, indicando em letras bem grandes o nome com o qual registramos nosso amigo, colega ou chefe.
A próxima opção é limitada a uma única célula. Será muito útil em dois casos. Por um lado, caso desejemos instalar vários contatos povoando a tela do desktop individualmente, e por outro, caso desejemos agrupá-los em pastas, algo que podemos ver uma vez que descrevamos as quatro opções que já avançamos.
A terceira possibilidade que temos ocupa oito células na tela, a uma taxa de quatro colunas por duas linhas. É chamado de Contatos favoritos e nos permite ter até três atalhos para cada widget instalado em um tamanho bastante generoso. A próxima e última opção expande a que acabamos de ver, mas levando 16 células para preencher, em uma proporção de 4 x 4 espaços de painel. Nesse caso, serão nove contatos que temos ao nosso alcance no widget.
Já dissemos que quando depositamos os contatos na tela do desktop com células individuais, nos é apresentada a possibilidade de manter um pouco mais a ordem com as pastas. Mas, para isso, primeiro temos que mover uma pasta para a área de trabalho. Podemos fazer isso pressionando por alguns segundos o espaço da tela pessoal onde queremos instalá-lo, para que possamos ver o menu pop-up de que falamos no início, mas agora selecionaremos a opção que diz Pasta. Automaticamente, aparecerá um pequeno ícone, que podemos personalizar alterando seu nome. Depois disso, bastaria arrastar os contatos que temos na área de trabalho sobre o ícone da pasta para que se movam dentro dela, para que, uma vez finalizada a operação, tenhamos todos bem ordenados.