Um dos principais objetivos do WhatsApp é bloquear as contas dos usuários que usam seu aplicativo para enviar spam. Agora, como fazer isso sem ler as mensagens e garantir a privacidade? O engenheiro de software da empresa, Matt Jones, explicou que os spammers usam muitas técnicas , incluindo dispositivos multi-SIM personalizados e simuladores especialmente codificados que se disfarçam de usuários para executar várias contas do WhatsApp.
O objetivo da empresa é detectar essas técnicas sem quebrar a criptografia e, principalmente, sem ler o conteúdo das mensagens. Para fazer isso, ele usa o que chama de “ações do usuário”, que incluem metadados de registro e a taxa de entrega da mensagem, permitindo que você veja esses bits de informação sem descriptografar nenhuma mensagem. Se uma rede de computadores tentar registrar contas de atacado ou um número de telefone semelhante ao que foi mal utilizado recentemente, o sistema os rejeita antes mesmo que essas contas possam enviar uma mensagem. A empresa diz que dos dois milhões de contas que proíbe a cada mês, 20 por cento são capturados no registro.
O trabalho mais interessante da empresa no combate ao spam ocorre quando os bots tentam enviar mensagens para as pessoas. Verifique se uma conta tem um indicador "escrever…" ou se envia 100 mensagens em 10 segundos nos cinco minutos após a inscrição. Além disso, se uma conta de spam enviar links maliciosos, o WhatsApp os marcará como suspeitos. No ano passado, vários partidos políticos indianos usaram grupos para espalhar propaganda durante várias eleições estaduais. Para combatê-lo, o WhatsApp introduziu um recurso que permite denunciar um grupo e deixá-lo, para que os administradores não possam adicioná-lo de volta ao grupo.
Por último, o WhatsApp mata spammers quando outras pessoas os denunciam. No entanto, também garante que um grupo de usuários não atinja um indivíduo por meio de mensagens em massa. Para fazer isso, ele verifica se os números de telefone que informam um usuário específico já interagiram com eles. Além dessas medidas, o WhatsApp introduziu recentemente um limite global de encaminhamento de mensagens para no máximo cinco contas, a fim de evitar a disseminação de spam. A empresa ainda garante que seu algoritmo detecte abusadores nos APKs modificados (arquivos de instalação de aplicativos Android) do aplicativo de bate-papo.