Alguns dias atrás, dissemos como alterar a mensagem de inicialização do Samsung Galaxy S4 conforme nossa conveniência. Era uma tarefa simples, e naquela altura nos referiríamos a uma futura ocasião em que concluiríamos a possibilidade de deixar as telas o mais personalizadas possível. Bem, chegou a hora e vamos fazer o Samsung Galaxy S4 parecer o mais próximo do nosso agrado. Para fazer isso, teremos que levar em conta que podemos modificar a tela de bloqueio e a área de trabalho. Então, vamos em partes.
Vamos primeiro para a área de trabalho. Assim que desbloquearmos o terminal, acessamos a tela principal, onde podemos definir vários aspectos. Se deslizarmos alguns dedos como se estivéssemos beliscando a superfície do painel, verificaremos se todas as telas da área de trabalho são exibidas em uma visão geral.
Com isso, podemos mover as diferentes seções da vista principal à vontade, além de adicionar ou remover telas de acordo com as necessidades que desejarmos. Feito isso, em qualquer uma das telas da área de trabalho, mantemos nosso dedo pressionado até que apareça um menu pop-up que nos mostra dois comandos: "Definir papel de parede" e "Adicionar à tela inicial", dentro dos quais encontramos três opções adicionais ("Aplicativos e widgets", "Pasta" e "Página"). Clicamos no primeiro aa a que aludimos e surge um novo menu com três outras possibilidades: “Ecrã inicial”, “Ecrã de bloqueio” e “Ecrãs de início e bloqueio”. O primeiro define um plano de fundo dinâmico que se expande por todas as seções da área de trabalho principal,enquanto a segunda se refere àquela que aparece quando despertamos o equipamento após um período de inatividade ou descanso. A terceira opção, é claro, atribui a mesma imagem às duas telas.
Ao escolher uma dessas possibilidades, acessaremos um painel que nos permite escolher entre fundos animados e fundos estáticos pré-carregados no Samsung Galaxy S4, bem como a galeria onde encontraremos imagens capturadas com a câmera do aparelho ou baixadas da Internet ou algum aplicativo do Serviço de mensageiro. Teríamos apenas que ir até a fonte do arquivo que mais nos interessa para selecionar aquele que desejamos e incorporá-lo em qualquer uma das telas que desejamos.
Vamos voltar e lembrar que também podemos adicionar widgets "" isto é, janelas flutuantes "", aplicativos, pastas e páginas. Embora o menu contextual a que aludimos antes nos permita incluir esses recursos na tela inicial, na prática é mais rápido ir ao menu de aplicativos e, pressionando e segurando o dedo no ícone do aplicativo que queremos ancorar na tela principal, deixe-o rastejar em sua direção para que possamos escolher o lugar que consideramos mais apropriado para que o tenhamos por perto. Com widgets, você pode fazer o mesmo. No menu de aplicativos, clique na guia à direita que veremos na margem superior da interface e acesse a biblioteca de janelas flutuantes. De novo,Mantendo pressionado o widget que queremos instalar na tela principal, podemos arrastá-lo até ele para ancorá-lo.
Para a criação de páginas já demos uma dica anteriormente quando falamos sobre o comando de gesto que beliscava a tela, embora a partir do menu pop-up mencionado também possam ser adicionados, acrescentando aos lados imediatamente mais próximos daquele que definimos com o pequeno ícone do Casa. Quanto às pastas, permitem-nos agrupar os atalhos das aplicações de acordo com os critérios que mais nos interessam, podendo atribuir-lhes os títulos que quisermos.
Todas essas operações também podem ser feitas a partir do menu de configurações "" acessível a partir do botão capacitivo que está à esquerda da tecla iniciar ou, exibindo a janela de notificação, clicando no ícone de engrenagem que vemos no canto superior direito " ”. Uma vez dentro do menu, selecionamos a segunda aba na área superior ("Meu dispositivo") e entramos em "Tela", onde encontraremos as opções de "Fundos" a que aludimos, bem como um grande número de parâmetros adicionais. Depois disso, vamos voltar à visão geral de "Meu dispositivo" e entrar em "Tela de bloqueio". Aqui poderíamos definir a instalação de widgets que ancoram na referida tela, bem como atalhos para aplicativos, de forma que não seja necessário desbloquear o Samsung Galaxy S4para iniciar certas funções do terminal. Também poderíamos mudar o efeito que ocorre quando tocamos a tela ou aproximamos o dedo dela.
Por fim, e aproveitando o fato de estarmos na seção "Meu dispositivo", teremos o trabalho de entrar na seção "Modo tela inicial". Aqui veremos duas opções para escolher: "Modo padrão" e "Modo simples". A primeira mostra uma visão referente a tudo o que comentamos até agora, enquanto a outra simplifica a presença de ícones e janelas flutuantes, mostrando um conteúdo mais volumoso e fácil de usar, diante de usuários com pouca experiência no uso de smartphones.