Mesmo o mais simples dos celulares do mercado inclui um despertador. A pólvora não é descoberta com isso. Porém, no manuseio das funções relacionadas à configuração de alarmes, alguns pontos devem ser levados em consideração. E como o Samsung Galaxy S4 é um dos aparelhos com maior profundidade de personalização que encontramos no panorama atual, é importante levar em consideração alguns aspectos que detalharemos a seguir.
A primeira coisa que pode nos interessar é definir os alarmes incômodos, mas, infelizmente, necessários para acordar pela manhã. Para isso, teríamos apenas que ir, dentro do menu do aplicativo, onde teríamos que encontrar o acesso ao relógio. Aqui iremos distinguir quatro guias na área superior. Por enquanto, o que nos interessa é o primeiro, "Alarme". Quando entramos nesta seção pela primeira vez, verificamos que nos é proposto criar um primeiro alarme. Clicamos no botão correspondente e iniciamos o processo.
A primeira coisa que podemos definir é a hora fatídica para acordar "" ou para lançar o alarme como um lembrete "". Abaixo desse painel, vemos outro que nos permite ativar ou desativar os dias da semana em que queremos que o alarme toque na hora previamente indicada. Continuamos e verificamos que podemos selecionar o tipo de alarme que será acionado quando chegar a hora. Nesse sentido, podemos escolher entre melodia, vibração, uma combinação de ambos ou um resumo informativo.
Se escolhermos uma melodia, no próximo ponto poderíamos atribuir uma faixa de áudio entre todas as que instalamos no Samsung Galaxy S4, sejam aquelas que o telefone incorpora como padrão ou entre aquelas que passamos para a memória interna do aparelho ou que estão alojados no cartão microSD ”” se houver ””. Depois disso, temos ao nosso alcance a definição do volume com que o alarme irá soar.
Agora vem um ponto interessante: o "Alarme de localização". Este tipo de notificação nos permite indicar o local onde queremos o Samsung Galaxy S4nos informe. Assim, o GPS do aparelho informa a localização do sistema, literalmente disparando o alarme. Caso o terminal não interprete a posição corretamente, a função operará por aproximação. Uma vez decidido se queremos ativar esta função ou não, continuamos e vemos que é possível configurar o número e a frequência de repetição do alarme ”” para os utilizadores especialmente preguiçosos ””, bem como o “Alarme inteligente”, que nada mais é. nada menos do que um sistema que nos permite acordar da forma menos abrupta possível, utilizando uma melodia progressiva. Finalmente, podemos personalizar o nome do alarme.
Voltamos à seção principal com as quatro guias que mencionamos, mas agora nos concentraremos na última: «Contagem regressiva». Lá poderíamos configurar uma contagem regressiva definindo sua duração em horas, minutos e segundos até que a conclusão seja notificada. É uma forma interessante de disparar um alarme, principalmente diante de usuários com mais cozinhas ou possível espera de qualquer tipo.
Por fim, outro tipo de alarme a ser definido no Samsung Galaxy S4 é gerenciado diretamente a partir do calendário, seja da Samsung ou do Google. Para isso, bastaria abrir o aplicativo correspondente e, clicando no dia em que queremos ser avisados de um evento, agendá-lo no momento apropriado, adicionando os dados necessários no lembrete. Quando chegar a hora, o Samsung Galaxy S4 irá lançar o alarme que nos informará do que indicamos.