Índice:
- Mantenha seu celular atualizado
- Evite WiFis abertos
- Baixe aplicativos oficiais e confiáveis
- Verifique se o Google Play Protect está ativado
- Trave seu celular
- Use um antivírus
Um dos principais medos dos usuários de telefonia é que nosso celular seja hackeado ou que nossa privacidade seja invadida. Esse medo é normal, visto que o celular se tornou um dos nossos companheiros inseparáveis de vida. Nele guardamos dados confidenciais, conversas privadas, arquivos importantes, podemos até ter o número do nosso cartão de crédito armazenado, uma deliciosa iguaria para qualquer tipo de cibercriminoso.
Levando tudo isso em consideração, e o perigo que nossas informações privadas podem representar para terceiros, é necessário colocar em prática uma série de medidas e aplicá-las. Por ter um bom antivírus instalado no seu celular, evitar usar redes WiFi abertas ou ter as últimas atualizações de segurança instaladas. Existem coisas que não podemos ignorar para que nosso telefone seja o mais seguro possível.
Mantenha seu celular atualizado
Manter seu celular atualizado com as atualizações de segurança mais recentes é essencial se você deseja evitar que seu celular seja hackeado. Os diferentes fabricantes de telefones lançam atualizações de firmware periodicamente para corrigir bugs e vulnerabilidades críticas. Portanto, você deve estar muito atento à tela do seu dispositivo caso receba uma mensagem pop-up avisando sobre uma nova atualização. Nesse caso, não perca tempo e instale-o o mais rápido possível. Se vir semanas a passar e não receber nenhum, pode verificar nas definições, secção de atualizações do sistema.
Evite WiFis abertos
As redes WiFis abertas são uma porta de entrada para todos os tipos de hackers e cibercriminosos em busca de roubo de dados, portanto, é melhor evitá-los sempre que possível. Com WiFis abertos referimo- nos a todos aqueles que acedemos gratuitamente em centros comerciais, hotéis, hospitais, restaurantes… O problema é que quando entramos neles costumamos consultar o email, as redes sociais, a nossa conta bancária…, deixando por nossa conta Eu passo um rastro de informações muito valiosas para atacantes em potencial.
Na verdade, ao usar o WiFi aberto, estamos expostos a diversos ataques que visam roubar nossas senhas e identidade. É o caso do ataque Man in the Middle, em que o hacker consegue "se esgueirar" no sistema de comunicação entre o nosso terminal e a outra ponta dessas transferências de dados. Desta forma, consegue assumir todos os dados transmitidos entre as duas extremidades. Por outro lado, essas redes públicas são o canal perfeito para que hackers se infiltrem nelas e as utilizem como meio de infectar nossos telefones com malware.
E o que você pode fazer se não tiver escolha a não ser usar uma rede WiFi aberta? Nesse caso, recomendamos que você faça uso de redes privadas virtuais ou VPN. Aqui você pode conferir alguns dos melhores aplicativos de VPN para Android. Instale um antes de conectar.
Baixe aplicativos oficiais e confiáveis
O Google Play está cheio de aplicativos maliciosos com malware oculto, o que coloca em risco a segurança e a privacidade do nosso dispositivo. Alguns exibem anúncios de forma intrusiva, outros instalam ferramentas no terminal com o objetivo de nos induzir a obter nossos dados ou informações confidenciais. Para não cair na armadilha e instalar um aplicativo fraudulento, é melhor primeiro verificar as classificações de outros usuários e a nota. Veja como as estrelas estão cheias e quantos usuários baixaram o aplicativo. Além disso, observe os comentários e o que é dito sobre o aplicativo neles.
Verifique se o Google Play Protect está ativado
Se você tem um celular Android, o Google Play Protect pode ser o melhor aliado para proteger seu celular. É o antivírus oficial do Google, ativado como padrão em todos os computadores controlados pelo sistema. Esta ferramenta analisa automaticamente o seu terminal para ver se algum aplicativo malicioso foi infiltrado. Para tudo isso, sem afetar o desempenho do celular, já que a análise o faz quando ele não está sendo usado e está conectado ao carregador.
Como dizemos, o normal é que venha ativado de fábrica, embora seja muito melhor se você verificar. Para isso:
- Abra a Google Play Store
- Entre na seção Play Protect
- Verifique se a verificação está ativada
Trave seu celular
Para manter a privacidade do seu dispositivo sob controle, use o sistema de bloqueio inserindo uma senha de acesso ou usando sistemas adicionais, como leitor de impressão digital ou reconhecimento facial. Embora possam parecer um pouco pesados quando se trata de ter que usá-los sempre que acessar o terminal ou usar aplicativos, isso protegerá seu equipamento em caso de perda ou roubo. Da mesma forma, recomendamos que você use a autenticação em duas etapas (também conhecida como verificação em duas etapas ou 2FA), que fornece uma camada adicional para proteger seu telefone de hackers.
Uma vez ativado, será necessário acessar nossas contas de usuário através de dois sistemas de informação: nossa senha e nosso celular. Nesta Lista de autenticação de dois fatores, você pode ver quais páginas da web são compatíveis com a autenticação em duas etapas.
Use um antivírus
Instalar um aplicativo antivírus é outra de nossas recomendações para proteger seu terminal de malware e mantê-lo protegido de cibercriminosos. Nas lojas de aplicativos, há algumas opções para escolher. Podemos recomendar, por exemplo, Avast! Mobile Security & Antivirus ou ESET Mobile Security & Antivirus. G Data Internet Security para Android inclui uma tecnologia exclusiva que examina as permissões de aplicativos, portanto, também é uma boa opção a ser considerada.