O sistema operacional Android não está livre de controvérsias. Caso os usuários não sejam suficientes com os golpes do Android, uma nova vulnerabilidade acaba de revelar como os celulares e tablets desprotegidos com o sistema operacional do Google são contra ameaças. Aparentemente, uma simples mensagem MMS com código malicioso é capaz de colocar um dispositivo Android completamente sob o controle de outra pessoa. Essa falha de segurança foi batizada com o nome de Stagefright e, desta vez, vamos explicar como protegê-lo da ameaça perigosa que espreita todos os telefones Android.
Em suma, o procedimento para evitar essa ameaça passa por algo tão simples como desativar o download automático dos anexos das mensagens MMS. Esta opção é ativada por padrão na maioria dos dispositivos com sistema operacional Android, e é por isso que centenas de milhares de terminais estão expostos a esta mesma ameaça. Para evitar sustos, as etapas que devemos seguir em nosso celular ou tablet para nos proteger do Stagefright são as seguintes:
- Entramos no aplicativo de mensagens padrão em nosso smartphone ou tablet com sistema operacional Android (independentemente da versão que temos; exceto para Android 2.2 (ou inferior), todas as versões do Android são afetadas pela ameaça Stagefright).
- Uma vez lá dentro, procuramos a seção do menu (geralmente é representada por um ícone com três pontos, embora dependa do nosso sistema operacional) e clicamos nela para exibir as opções.
- Em seguida, clique na opção " Configurações ".
- Agora, basta procurar a categoria “ Mensagens multimídia (MMS) ”, onde deveremos ver uma opção com o nome de “ AutoRecuperação - Recuperar mensagens automaticamente ”. Temos que desativar esta opção de "recuperação automática".
O procedimento a seguir para nos proteger dessa vulnerabilidade é o mesmo, mesmo se usarmos outros aplicativos além do aplicativo de mensagem Android padrão. Por exemplo, no caso do Hangouts, a opção que temos de desativar responde ao nome de " Recuperar mensagens MMS ".
Em qualquer caso, é apenas uma questão de tempo até que o sistema operacional Android resolva por padrão - por meio de uma atualização - a ameaça que afeta a integridade de telefones celulares e tablets em todo o mundo. Mesmo grupos não pertencentes ao Google, como CyanogenMod, já anunciaram que corrigiram a vulnerabilidade Stagefright, e seus usuários receberão uma atualização com a solução para o problema nas próximas semanas.