Índice:
É bem provável que você use o WhatsApp. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo fazem isso. E, dia a dia, a comunicação se estabelece na forma de longas conversas, seja entre duas pessoas ou por meio de grupos às vezes odiados. Há momentos em que podemos querer recuperar conversas que tivemos no aplicativo WhatsApp. Os motivos podem ser diferentes e, nesta ocasião, não estamos aqui para julgar ninguém, mas para dar soluções práticas e simples. O que podemos fazer se quisermos recuperar algumas conversas que tivemos no WhatsApp, mas elas não aparecem mais na sala de chat?
No método que vamos ensinar, há uma pequena desvantagem: só podemos recuperar conversas do WhatsApp que tenham uma semana. Se o que você procura se enquadrar nesse período, você tem muito simples, pois o WhatsApp faz automaticamente um backup de todas as conversas que você teve nos últimos sete dias. Mas, e se você não tivesse ativado a função de salvamento automático de conversas? Não tem problema, você ainda pode localizá-lo. Nós dizemos como.
Como encontrar e restaurar o backup do WhatsApp
Para recuperar o backup das conversas mantidas no WhatsApp durante a última semana, você precisará de um explorador de arquivos. Os fabricantes de celulares costumam pré-instalá-los no sistema operacional, portanto, basta procurar o aplicativo correspondente, com o nome de 'Explorador de Arquivos'. Se você não consegue encontrar, na Play Store você tem uma grande variedade desses, como os que mostramos aqui. Depois de localizado, você deve navegar por ele, localizando uma rota específica. Para o tutorial utilizamos um dos aplicativos mais leves e simples de toda a Store, o Files, desenvolvido pelo próprio Google, que, além disso, pode ser útil para liberar o seu celular de espaço ocupado.
- Uma vez dentro do explorador de arquivos, devemos procurar a pasta 'WhatsApp'.
- Temos três pastas diferentes. Entramos em 'Bancos de dados'.
- Aqui vemos a lista de backups que o WhatsApp vem fazendo automaticamente. Podemos ver que a data aparece em cada uma delas, exceto na última. Escolha qual você deseja recuperar.
- Agora, devemos olhar para a última cópia que aparece, cujo nome é diferente do resto. Este é o backup mais recente. Seu nome geralmente é 'msgstore.db.crypt12'. Se o seu nome for diferente, lembre-se bem, escreva em algum lugar para não esquecer. É importante.
- Agora a estrada se divide em duas. Podemos substituir o nome da cópia mais recente pelo nome da qual desejamos restaurar. Se, por exemplo, escolhermos recuperar as conversas de 12 de maio, devemos nomear esse arquivo com o da cópia mais recente, ou seja, substituir 'msgstore.db.crypt12' por 'msgstore-2020-05-12.1. db.crypt.12 '. Se escolhermos essa rota, carregaremos a cópia mais recente, tenha isso em mente.
- A outra maneira mais segura de fazer é renomear o arquivo da cópia mais recente ('msgstore.db.crypt12') para um com uma data falsa. Escolhemos, por exemplo, o dia 1 ('msgstore-2020-05-01.1.db.crypt.12'). Agora, devemos renomear o arquivo das conversas que queremos recuperar (neste caso de 12 de maio) e daríamos a ele o nome da cópia mais recente ('msgstore.db.crypt12'). Assim, manteríamos com data falsa.
- Para alterar o nome de um arquivo, basta pressionar e segurar, clicar no menu de três pontos e, por fim, acessar 'alterar nome'.
Em seguida, desinstalamos o WhatsApp. Quando o reinstalarmos, ele irá restaurar as conversas do dia 12 e assim podemos localizá-lo de uma forma simples.