Índice:
- Repare um cartão SD no Android sem salvar dados
- Reparar um cartão SD no Windows mantendo os dados
- Recupere o cartão SD corrompido deste computador no Windows
- Recupere o cartão SD corrompido do CMD no Windows com CHKDSK
Os cartões SD ou microSD ainda estão na ordem do dia para Android e câmeras fotográficas e todos os tipos de dispositivos móveis. Infelizmente, há momentos em que eles estão corrompidos ou não são reconhecidos pelo sistema. Isso nos obriga a comprar um novo ou a consertá-lo por algum dos meios possíveis. Hoje vamos te ensinar como consertar um cartão microSD danificado no Android que o sistema não reconhece de forma simples e o melhor de tudo: sem ter que fazer root.
Repare um cartão SD no Android sem salvar dados
Pegamos o celular normalmente e vemos uma mensagem semelhante à de “Erro no cartão SD. Cartão SD danificado, substitua o atual ”. Embora possa parecer um problema raro, a verdade é que é mais frequente que o normal. Infelizmente, no Android, só temos uma saída: formatar o cartão microSD (e perder todos os dados).
Para fazer isso, é tão fácil quanto ir para a seção Armazenamento nas próprias Configurações do sistema e clicar na seção Cartão SD. Uma vez lá dentro, duas opções aparecerão: Ejetar e Formatar. Obviamente o que nos interessa é o último. O cartão será então formatado e o problema mencionado será resolvido, embora perderemos todos os dados armazenados nele.
Reparar um cartão SD no Windows mantendo os dados
Você quer consertar um cartão SD sem perder dados? Como acabamos de mencionar, no Android isso é nada menos que impossível. Caso contrário, é no Windows, onde podemos recuperar dados de um SD danificado se não estiver corrompido.
Recupere o cartão SD corrompido deste computador no Windows
A primeira coisa que teremos que fazer é, como poderia ser de outra forma, inserir o cartão em um adaptador SD (devemos ter certeza que a aba do adaptador não está travada) para conectá-lo a um computador. Em seguida, iremos para Meu computador, Meu computador ou Este computador (dependendo da versão do Windows que você instalou e clicaremos com o botão direito do mouse na unidade do cartão SD em questão. Em seguida, clicaremos em Propriedades e depois em Ferramentas. Aí deve aparecer para nós uma opção semelhante a Check em Error Checking; nós a daremos e automaticamente a ferramenta começará a examinar a unidade.
Você encontrou algum tipo de erro? A ferramenta irá consertá-lo automaticamente. Terminado este processo, poderemos acessar os arquivos do cartão microSD sem problemas.
Recupere o cartão SD corrompido do CMD no Windows com CHKDSK
Você seguiu os passos que acabamos de explicar e não encontrou nenhum erro ou não pode recuperar arquivos de um cartão SD danificado. Neste ponto, podemos apenas recorrer ao CMD ou à famosa máquina de comando do Windows.
Primeiramente, e com o cartão microSD inserido no computador, devemos olhar a carta que ele possui no item Este equipamento anterior. No nosso caso, é a letra C.
O próximo passo lógico será, como poderia ser de outra forma, abrir o CMD. Para isso, basta colocar o referido termo no motor de busca do Windows, clicando com o botão direito do mouse no programa (às vezes pode se chamar Prompt de Comando) e dando a opção de Abrir como administrador.
Uma vez dentro do programa, teremos que digitar o seguinte comando:
- chkdsk c: / c (onde C é a unidade do seu cartão microSD)
Por fim, pressionamos a tecla Enter e o programa começará a excluir automaticamente os arquivos corrompidos que impedem sua leitura. Quando estiver concluído, deve nos mostrar uma série de linhas semelhantes às que podemos ver na imagem abaixo.
Você recebe uma mensagem como "O tipo de sistema de arquivos é RAW"? Não há nada a se fazer. Se a análise não mostrar uma mensagem semelhante à de "Não foram encontrados mais erros", teremos de formatar o cartão, que no Windows é tão simples como clicar com o botão direito do mouse em Este computador e selecionar a opção Formatar. Se por acaso quisermos recuperar os dados do cartão SD, recomendamos dar uma olhada neste outro artigo.