Não é incomum que sejamos pressionados a restaurar os valores iniciais de nosso smartphone. Talvez tenhamos instalado alguns aplicativos que estão gerando conflitos no sistema, sem conseguir identificar o que é. Também é possível que após um período de uso, decidamos descartar o dispositivo, seja para vendê-lo ou transferi-lo para mãos conhecidas, sem que nossos dados privados sejam expostos.
Seja como for, o Samsung Galaxy S4, como qualquer outro smartphone, possui um comando que formata a memória do terminal, devolvendo-o à configuração que tinha no primeiro dia em que o utilizamos, antes de inserir todos os dados com os quais Nós vinculamos nossas contas de usuário e informações O processo é muito simples e iremos descrevê-lo a seguir.
Comecemos pelo princípio: faça um backup. Usando o Samsung Kies "" o aplicativo de desktop que atua como iTunes para os telefones da Coréia do Sul "" ou o aplicativo de transferência do Android "" em computadores Apple "" poderíamos resgatar as informações contidas no Samsung Galaxy S4, e seja por meio de um backup regular ou pegando apenas os arquivos que temos interesse em manter. Nossa conta AndroidTambém pode ter resolvido a tarefa com os aplicativos, caso tenhamos solicitado assim no primeiro dia em que tínhamos o telefone em mãos. Feito isso, passamos para a restauração em si.
Para começar, vamos para o Configurações menu do Samsung Galaxy S4. Este é acessível de duas maneiras: o botão capacitivo à esquerda da tecla de início abriria um menu contextual, cuja última opção é a que nos interessa; desdobrando a cortina de notificação e localizando o ícone de engrenagem localizado na área superior direita, chegaríamos ao mesmo ponto. Uma vez lá, observaremos quatro abas ordenando o conteúdo na parte mais alta da tela. É o terceiro deles, identificado como "Contas", que nos interessa.
O menu que aparece ao clicar nesta aba apresentará, em uma primeira seção, todas as nossas contas de usuário cadastradas no Samsung Galaxy S4; a segunda seção é apresentada como "Opções de backup", agrupando dois acessos, "Nuvem" e "Backup e restauração". É óbvio qual iremos pressionar agora: Redefinição dos dados de fábrica.
A paleta de possibilidades que teremos diante de nós nos permitirá calibrar opções para manter backups ativos em suas três primeiras seções. O quarto será aquele que dará lugar ao processo de restauração do sistema. É importante que tenhamos realizado o salvamento dos dados a que aludimos anteriormente, pois o processo pode tornar-se irreversível. Se já andamos com as costas tapadas neste sentido, só teremos de clicar em “Repor dados de fábrica” e, após um aviso de segurança, terá início o processo.
É mais do que interessante que mantenhamos o Samsung Galaxy S4 conectado à corrente para evitar que, se estivermos com pouca bateria, o processo seja interrompido. A tarefa levará o Samsung Galaxy S4 alguns minutos, embora não muito. Após a conclusão, o telefone será reiniciado e exibirá as configurações iniciais. Como no primeiro dia em que tiramos o Samsung Galaxy S4 da caixa.