Índice:
- Quais aplicativos consomem mais bateria?
- Use funções móveis para descobrir
- Use ferramentas de terceiros para monitorar aplicativos
A bateria do seu celular Xiaomi está descarregando mais rápido do que o esperado? Existem várias razões para este problema frequente no telemóvel, mas se tivermos de procurar uma primeira suspeita começaríamos por dar uma vista de olhos nas aplicações.
Se você é um daqueles que gosta de experimentar novos aplicativos, com certeza terá no seu celular aplicativos que nem lembra que instalou. E se você adicionar a esses aplicativos “esquecidos” os aplicativos populares que você usa com frequência, terá uma grande lista de suspeitos que podem estar consumindo a bateria do seu celular.
Como você pode saber quais aplicativos estão consumindo mais bateria móvel? Existem várias maneiras, e vamos explicar a você a seguir.
Quais aplicativos consomem mais bateria?
Embora tudo dependa de como você usa o aplicativo (tempo de uso, configurações de fundo, permissões ativadas, etc.), existem aplicativos que estão entre os dez primeiros que consomem mais bateria:
- Aplicativos de streaming, como Netflix, Spotify, etc.
- Aplicativos de mídia social, como Twitter, Facebook, bem como Instagram e TikTok, que são alguns dos que consomem mais bateria
- Aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger
- Apps que monitoram sua localização ou atividade física, pois usam GPS
Ou seja, qualquer aplicativo que exija que você passe o tempo todo assistindo a conteúdo multimídia ou interagindo consumirá mais recursos e bateria do celular. E o mesmo acontece com aqueles que usam os sensores do aparelho para funcionar.
Agora que você tem uma visão geral do assunto, é hora de ver como se comportam os aplicativos instalados no seu celular.
Use funções móveis para descobrir
Uma maneira rápida de descobrir quais aplicativos consomem mais bateria é dar uma olhada nas estatísticas que o celular fornece em Bateria e Desempenho.
Portanto, abra Configurações >> Bateria e desempenho >> Estatísticas de uso da bateria. Você verá que ele classifica os processos e elementos que mais consomem bateria em porcentagem e horas em miliamperes. Em qualquer uma das duas opções, você pode ver os aplicativos que usam mais bateria.
Esses dados são retirados da sua atividade no seu celular de acordo com a configuração que você estabeleceu. Depois de detectar os aplicativos que estão descarregando a bateria, você pode aplicar algumas alterações para reduzir seu consumo.
Para fazer isso, vá para Bateria e desempenho e escolha Economia de bateria nos aplicativos. Basta escolher o aplicativo que deseja e selecionar algumas das configurações de fundo ou a opção Economia de bateria para reduzir a atividade sem afetar sua dinâmica.
Você pode experimentar diferentes configurações de economia de energia para que a bateria lhe dê um pouco mais de autonomia sem abrir mão dos aplicativos que deseja manter no seu celular.
Use ferramentas de terceiros para monitorar aplicativos
Se você quiser ter mais detalhes sobre o consumo de bateria de seus aplicativos móveis, também pode usar outras ferramentas. Por exemplo, Accu Battery.
Este aplicativo permite avaliar diferentes aspectos da configuração móvel para detectar processos ou elementos que estão afetando a autonomia fornecida pela bateria. Por exemplo, você encontrará opções para rastrear o consumo dos aplicativos que usa com frequência.
Um extra que este aplicativo oferece é que ele permite que você faça alterações automáticas na configuração do celular para cuidar da saúde da bateria. Outra opção a ser considerada é o Kaspersky Battery Life, que detecta automaticamente os aplicativos que consomem muita bateria e alerta o usuário com uma notificação. Além disso, possui uma série de opções para economizar bateria aplicando certas configurações.
Então, se você não quiser desinstalá-lo do seu celular, pode combinar as funções do MIUl com aplicativos de terceiros para manter os aplicativos que consomem muita bateria sob controle.