Índice:
- Quais são os perigos de carregar uma ROM falsa em um Xiaomi
- Como detectar uma ROM falsa no meu celular Xiaomi
- Veja o número da versão MIUI
- Encontre a ROM em Downloads MIUI
- Verifique as atualizações MIUI
Já há algum tempo, as ROMs falsas de telefones Xiaomi têm sido objeto de polêmica entre os diferentes usuários da marca. Este tipo de software é incluído por uma infinidade de lojas de importação de chinês para traduzir uma versão do MIUI que não foi inicialmente encontrada em espanhol ou em outros idiomas além do chinês ou inglês. Queremos dizer lojas como Banggood, Gearbest ou mesmo Aliexpress. Mas quais são os riscos de ter uma ROM falsa em um Xiaomi Redmi Note 5 ou Mi MIX 2S? E o mais importante, como podemos saber que carregamos uma ROM desse tipo? Vamos ver a seguir.
Quais são os perigos de carregar uma ROM falsa em um Xiaomi
Os perigos de uma ROM falsa podem ser tão variados quanto os modelos da Xiaomi no mercado. O primeiro e certamente o mais acusado pelos usuários deste tipo de versões MIUI são os problemas relacionados ao desempenho do celular.
Alguns desses problemas são os seguintes:
- Mudança lenta entre aplicativos
- Gestos de sistema "estranhos"
- Laggy camera app
- Partes mal traduzidas do sistema com espanhol questionável etc.
- Aplicativos não originais
Mas esses não são os únicos problemas de uma ROM falsa. Na verdade, os perigos vão muito além de sofrer atrasos ao usar seu celular. Código malicioso, "keyloggers" incorporados que registram pressionamentos de tecla do sistema ou aplicativos que filtram parte de nossos dados para vendê-los a serviços de terceiros. Aspectos que além de reduzir o desempenho do celular, colocam em risco os dados relativos às nossas contas, senhas e informações sigilosas (contas bancárias, imagens, fotografias, arquivos…).
A isso devemos adicionar o suporte nulo da ROM em questão pela Xiaomi. Por ser uma versão modificada, o atualizador do sistema não encontrará as atualizações oficiais.
Como detectar uma ROM falsa no meu celular Xiaomi
Se tivermos experimentado uma queda repentina no desempenho de nosso Xiaomi móvel ou alguns aplicativos pararem de funcionar, é provável que encontremos uma ROM de origem duvidosa. Felizmente, existem métodos (especificamente três) para verificar se uma ROM é genuína.
Veja o número da versão MIUI
ROM original de um Xiaomi Redmi Note 5.
A primeira (e melhor) maneira de saber se uma ROM da Xiaomi é falsa é examinar o número da versão MIUI. Para verificar isso, teremos que ir ao aplicativo Configurações, especificamente em Sobre o telefone.
Na versão MIUI podemos ver o número exato da versão do nosso celular. Caso os dois últimos números terminem em 0,0 ou 9,9, podemos confirmar que se trata de uma ROM falsa.
Encontre a ROM em Downloads MIUI
O método acima para detectar ROMs falsos não é infalível. Na verdade, nas versões mais recentes do MIUI 10, as empresas mudaram a forma como numeram as ROMs.
Para verificar sua veracidade, a melhor coisa a fazer é procurar nosso software móvel na página de downloads MIUI. Se não conseguirmos encontrar nossa ROM, provavelmente é uma ROM falsa.
Verifique as atualizações MIUI
O último método para verificar se estamos diante de uma ROM falsa é verificar as atualizações no Atualizador do Sistema.
Para fazer isso, iremos para a mesma seção de Sobre o telefone nas Configurações MIUI. Aqui, clicaremos em System Updater e em Check for updates. Se depois de várias semanas desde o lançamento da ROM, a nova atualização não for ignorada, podemos confirmar que é uma ROM falsa .