Uma das novas funções oferecidas pelos mais recentes ícones móveis da Apple (iOS5) era a possibilidade de não ter que estar ciente de uma sincronização com um computador no meio. Mas com a nova plataforma, a Apple permitiu aos usuários de seus terminais móveis: iPhone, iPad e iPod Touch, receber atualizações, sincronizar aplicativos, músicas, etc… sem a necessidade de um cabo.
Além disso, a partir de agora, as atualizações - onde a próxima será o iOS 5.0.1 - serão recebidas como uma verdadeira atualização. Ou seja, você não deve baixar todo o sistema e deve instalar tudo novamente. Mas, como no Android ou em outros sistemas, a Apple só vai lançar a parte que difere de uma versão para outra, ou seja, apenas as modificações. Com o qual atualizações muito menos pesadas serão alcançadas. Mas vamos ver como teremos que atualizar a partir de agora. Obviamente, lembre-se de que você deve estar conectado a uma rede WiFi o tempo todo.
Em primeiro lugar, na seção “configurações” da tela principal deverá aparecer uma notificação de que existem novas versões da plataforma. Embora isso possa ser verificado cem por cento nas próximas semanas, quando a Apple lançar a atualização que deve corrigir alguns bugs importantes.
Caso contrário, em “ configurações ” e no submenu “ geral ” há outra seção onde você pode ler: atualização de software. Se clicarmos nele, a mensagem que deve aparecer é a seguinte: " iOS 5. O software está atualizado ". No caso de novas versões, basta clicar e aguardar a instalação das modificações. Mas isso é apenas no caso de atualizações do sistema operacional.
No caso de compra de novos aplicativos ou download de músicas, mediante pagamento, todos os computadores pertencentes ao mesmo proprietário e compartilhando a mesma conta verão automaticamente como são atualizados instantaneamente e estarão disponíveis nos diferentes computadores que o usuário possui. E, tudo isso, sem a necessidade de conectá-los a um computador.
Por fim, as fotos que são enviadas para o computador também estarão disponíveis, por exemplo, no iPhone 4S ou iPad 2 e vice-versa. Este recurso é denominado: Streaming de fotos. Embora a opção encontrada em "configurações" e "fotos" deva ser ativada. Embora seja cuidadoso, este serviço funciona no iCloud, o armazenamento gratuito que a Apple concede aos seus usuários. Portanto, deve-se levar em consideração que apenas as últimas fotos são salvas por 30 dias. Após este período e, para não desperdiçar o espaço livre do serviço, serão eliminados.
