Índice:
- Verifique a atividade móvel
- Cuidado com os aplicativos
- Verifique o carregador
- Otimize as configurações
- Alterar modo de bateria
- Reinicie o celular
- Dicas e boas práticas
Se seu celular Xiaomi esquentar, você não está sozinho, é um problema já relatado por muitos usuários. Nem depende de um único modelo da Xiaomi.
Portanto, revisaremos as soluções que você pode implementar em seu celular, pois são compatíveis com Xiaomi Mi 9T, Xiaomi Mi A1, Xiaomi Mi A2, Mi A2 Lite, Xiaomi Mi5, Redmi Note 5, Redmi Note 6 Pro e Redmi Note 7.
Se você está entre os usuários que se perguntam "Por que meu celular Xiaomi é popular e como consertá-lo?", Dê uma olhada nessas soluções possíveis
Verifique a atividade móvel
Vamos começar com a opção mais simples: detectar quando seu celular Xiaomi esquentar.
Quando você percebe que seu dispositivo está esquentando? Quando você os carrega? Quando você joga por muito tempo? Ou de repente está ficando mais quente do que o normal?
Se você notar algum padrão em suas atividades, por exemplo, que passa muitas horas com jogos pesados, espere alguns dias para ver se isso poderia ser o motivo do aquecimento incomum do Xiaomi. E se você não sabe por onde começar, você pode usar uma das ferramentas da Xiaomi para verificar a bateria e o desempenho.
Para fazer isso, vá para Configurações >> Bateria e desempenho >> Uso de energia. Lá você verá alguns dados sobre os aplicativos ou processos que consomem mais bateria. Dessa forma, você pode saber se há uma atividade incomum ou um processo que exige muito do processador.
Se for esse o problema, use as mesmas configurações desta ferramenta para evitar esse problema novamente. Escolha "Otimizar bateria" para aplicar automaticamente algumas alterações, como você pode ver na primeira imagem:
Outra opção é selecionar a roda Configurações e ativar as notificações para que o celular o notifique quando o sistema detectar consumo excessivo de bateria.
E se você quiser mais controle sobre esses detalhes, vá para aplicativos de terceiros. Por exemplo, o App Terminator analisa dados diferentes, por exemplo, o trabalho de aplicativos em segundo plano ou qualquer processo que sobrecarregue o hardware do dispositivo.
Cuidado com os aplicativos
Se você detectou que um aplicativo está consumindo muita energia, é porque algo está errado. Talvez a atualização mais recente esteja com defeito, um vírus, etc. Nesse caso, desinstale o aplicativo e reinstale-o.
E se for um aplicativo que não pode ser desinstalado do celular, desinstale suas atualizações ou pesquise no Google Play se eles lançaram uma atualização que corrige o problema. Por exemplo, no ano passado, os usuários do Redmi Note 4 notaram que de um dia para o outro o celular esquentava muito e que a bateria se consumia em poucas horas. A falha foi devido a uma atualização do aplicativo Duo.
Portanto, fique atento ao funcionamento dos aplicativos instalados. E quando você detectar que um deles é o problema, tente neutralizá-lo. Uma solução alternativa até que uma atualização seja lançada que corrija o problema.
E se você tiver muitos aplicativos que não usa, desinstale. Só porque o seu celular tem uma grande capacidade de armazenamento não significa que você terá que enchê-lo de aplicativos inúteis.
Verifique o carregador
Seu Xiaomi fica quente quando você o carrega? É normal que aqueça um pouco nos primeiros minutos, mas é um problema se aquecer durante todo o tempo de carregamento.
Então, é hora de avaliar seu carregador. É o carregador oficial? Se você o substituiu, escolheu um carregador compatível com seu celular Xiaomi? Está em boas condições? Ele fica mais quente se você carregá-lo com o estojo ou protetor?
Se à primeira vista tudo parece estar correto, você pode tentar um aplicativo que o ajudará a saber se você tem problemas durante o carregamento.
Ampere é um aplicativo gratuito que fornece uma série de dados para saber como funciona o seu carregador.
Otimize as configurações
Uma configuração ruim do seu celular pode fazer com que ele aqueça sem explicação aparente. Portanto, reserve alguns minutos e repasse estes detalhes:
- Desative funções que você não usa, como Bluetooth, GPS, WiFi, dados móveis. Mesmo se você não precisar deles, enquanto estão ativos, eles usam os recursos do dispositivo.
- Defina o brilho da tela. Parece um detalhe bobo, mas se você passar todo o seu tempo no celular reproduzindo conteúdo, ele pode ficar mais quente do que deveria.
- Elimine widgets e animações desnecessários.
- Configure os aplicativos que podem ser executados em segundo plano .
Alterar modo de bateria
Se você ainda não detectou o problema, pode aplicar uma configuração de emergência para diminuir as chances de o celular esquentar. Para fazer isso, você precisa ativar a economia de energia.
Basta ir a Configurações >> Bateria e desempenho >> Otimização da bateria >> Economia de energia. Você pode programar esses valores para serem aplicados em determinados momentos ou quando a bateria cair para um determinado nível.
Isso impedirá que o celular esteja sempre em alto desempenho
Reinicie o celular
Esta opção não pode ser a solução para todos os problemas que você tem em seu dispositivo. Deve ser uma exceção que você aplica quando a situação é extrema. Se você já aplicou todas as opções anteriores e não detectou nenhum problema no desempenho do celular, pode tentar formatar o celular.
Se você é um daqueles que muda constantemente as configurações do dispositivo no Modo de Desenvolvedor ou faz experimentos sem ter conhecimento, talvez esta seja a única maneira de restaurar a estabilidade do seu Xiaomi.
Existem duas opções para realizar este processo, mas vamos usar a que é feita a partir da configuração móvel. Configurações >> Configurações adicionais >> Fazer backup e redefinir >> Apagar todos os dados
Antes de executar este processo, certifique-se de fazer um backup de seus arquivos e de tudo que deseja manter de seu Xiaomi. Depois de excluir os dados, você não poderá revertê-los.
Se seu Xiaomi funcionou bem nos primeiros dias, este processo o ajudará a saber se redefinir seus valores pode resolver o problema. E se persistir, provavelmente é o hardware e você terá que consultar um serviço técnico.
Dicas e boas práticas
Já revisamos uma série de medidas que você pode tentar resolver para o aquecimento do seu celular Xiaomi. Mas você também pode levar em consideração uma série de dicas no uso do seu celular.
Embora você possa não perceber, seus maus hábitos podem fazer o celular esquentar com o tempo devido ao mau funcionamento, então preste atenção:
- Se você estiver no celular por muitas horas assistindo a conteúdo multimídia ou jogando, dê um tempo. Deixe seu celular inativo por um tempo
- Não use o celular durante o carregamento. O processo de carregamento já gera calor, portanto, desconecte-se do celular até que ele seja concluído.
- E o caso do celular? Dependendo do material, pode ser um problema. Se você planeja usar o celular intensamente, remova o estojo.
- Aplicativos, aplicativos e mais aplicativos. Se você não deseja desinstalar nenhum de seus aplicativos, pelo menos certifique-se de que eles não sejam executados em segundo plano, consumindo recursos móveis.
- Não seja preguiçoso, certifique-se de que seu celular esteja sempre atualizado. Os celulares não só recebem atualizações com novidades, mas também corrigem erros importantes do aparelho.