Se você ainda não começou as aulas, você deve estar pronto. Já se foi o tempo em que a mochila era um carrasco para as costas, carregando livros, cadernos, pastas e outros materiais didáticos. Na era digital, basta um computador para ter tudo à mão. E por falar na c acareada era pós-pc , a questão parece bem mais leve. Dizemos isso porque com a ajuda de um tablet, como o iPad 2 da Apple, por exemplo, a experiência educacional pode ser muito mais confortável e envolvente.
Não só porque o suporte em si é leve e muito doce (um terminal fino, com um design espetacular e com uma fantástica tela sensível ao toque merece bem a atenção do aluno), mas também porque o catálogo de aplicativos disponíveis multiplica as opções disponíveis o usuário enriquece o processo de aprendizagem, tornando-o muito mais ágil e completo. Vamos ver por quê.
Para começar, já se foram os dias em que o professor fazia seu discurso por uma ou duas horas em um pódio diante de um corpo discente que se opunha ao bocejo. Hoje as aulas são participativas, buscam uma experiência mais envolvente. O iPad 2, nesse sentido, permite ao aluno expandir dados em tempo real utilizando a conexão à Internet (desde que utilize uma versão 3G do tablet, ou a escola tenha uma conexão Wi-Fi autorizada), seja através do próprio navegador nativo do terminal ou usando aplicativos específicos.
Assim, a primeira coisa que devemos destacar é que o iPad 2 possui uma série de aplicativos que serão muito úteis para consulta de dados. Aqueles que nos ajudam a baixar livros eletrônicos são especialmente interessantes. O terminal possui uma série, iBooks, que além de ser utilizada para a leitura de livros em formato eBook, permite a visualização de documentos e apresentações em PDF. Além disso, nos dá acesso a uma biblioteca eletrônica com centenas de volumes gratuitos, muitos dos quais são obras de referência em diversos programas educacionais.
Em todo caso, se tivéssemos que recorrer a um fundo bibliográfico maior, poderíamos fazê-lo por meio do Kindle (aplicativo da Amazon, com muitos livros gratuitos, embora a maioria seja paga) ou da interface web usando sites dedicados. A partir daqui recomendamos a referência do Google Books, ou a fantástica proposta de EPubGratis.es.
Não há dúvida de que o iPad 2 também pode concentrar as funções de muitos aparelhos que tradicionalmente fizeram uma grande diferença na mochila, e que agora os temos ao alcance de um toque de ícone, como a clássica calculadora. O que vem por defeito no sistema tablet da Apple é muito bom e completo, embora se necessitar de algo mais avançado, pode optar pela Calculadora Gráfica (por 1,6 euros).
Por outro lado, se algo é essencial quando vamos para a aula, é fazer anotações. Tendo um iPad, já se foi o tempo em que acabávamos com as mãos doloridas para escrever com a caneta. Usando o tablet podemos facilmente fazer anotações, seja usando um teclado Bluetooth conectado ao terminal, ou usando o teclado virtual na tela.
Em qualquer caso, é interessante escolher a aplicação que mais nos interessa para esta tarefa. O iPad vem equipado com um aplicativo de notas, mas pode não ser o mais adequado para o que queremos. Se necessitarmos de editar ficheiros Word que iremos posteriormente abrir a partir de outro computador, podemos estar interessados em usar os populares Documents To Go (entre oito e quatorze euros, dependendo da versão) ou Pages (oito euros), embora este último seja mais focado integração com equipamentos Apple.
De qualquer forma, se você deseja que suas anotações sejam sincronizadas em todos os seus dispositivos (sejam tablets, smartphones, computadores, netbooks ou laptops), a solução é através de um aplicativo como o Evernote. E não só porque é gratuito (existe uma versão premium que expande a capacidade de armazenamento remoto), mas também porque é muito completo, permitindo fazer anotações sobre o próprio programa e sincronizar quase em tempo real com o resto das suas informações na nuvem.
Finalmente, e para que você não tenha que recorrer a ninguém para fazer sua lição, você pode usar um aplicativo de reconhecimento de voz como o Dragon Dictation. É um sistema que escuta a sua voz e a interpreta para passar o que você diz por escrito. É muito útil para fazer anotações de voz, bem como para o que acabamos de sugerir, caso queira rever os conhecimentos adquiridos. Onde você pode não ter tanta sorte é usá-lo como um gravador para gravar as aulas que o professor dá voz e ter as anotações por escrito e com truque. O poder deste aplicativo gratuito não é tão grande.
Se você acha que existem mais aplicativos que podem ser muito úteis para explorar as vantagens do iPad 2 nos estudos, não hesite em compartilhá-los com todos nós.