Índice:
- O que significa ser root?
- Preparando o cartão SD ou microSD
- Opção 2: usando comandos
- Preparamos o celular
- Nós nos conectamos ao PC
- Comandos para configurar o cartão SD
- Use o cartão SD como memória externa para aplicativos
Assim como os telefones celulares estão melhorando em tecnologia, os aplicativos Android estão aumentando de tamanho em uma proporção direta.
Isso significa que o espaço de armazenamento interno do telefone está se tornando cada vez mais escasso. Se você acha que ter 32 ou 64 GB de armazenamento disponível é o suficiente, assim que começar a instalar alguns jogos, alguns aplicativos e salvar fotos e músicas, verá que seu ponto de vista mudará.
Portanto, veremos como usar o cartão SD como memória interna no Android sem root.
O que significa ser root?
Até pouco tempo atrás, se você quisesse usar o cartão de memória SD (ou microSD) para armazenar aplicativos nele, você tinha que usar alguns truques para fazer seu celular permitir que você tivesse acesso a todas as suas funções. Isso é o que se chama de 'root' ou o que é: Superusuário.
Com esta função de Superusuário, ou root, você teria acesso a todos os recursos do telefone semelhantes aos recursos de um administrador no Windows.
O bom é que não será necessário habilitar este tipo de operação em nosso celular para conseguir o que queremos: usar o cartão SD como memória interna no Android.
Preparando o cartão SD ou microSD
Se for um cartão novo não teremos problemas ao inseri-lo, pois não contém quaisquer dados. Mas se for um cartão usado, devemos seguir estes passos.
Primeiro abrimos o menu do nosso dispositivo móvel e vamos a «Configurações» e selecionamos a opção «Armazenamento». Daí passamos para «Armazenamento portátil» e indicamos ao sistema qual é o nosso cartão.
No canto superior direito existe um menu drop-down, nós o selecionamos e escolhemos a opção "Configurações de armazenamento". Continuamos com «Formatar como interno», que pedirá confirmação para «Eliminar e Formatar» o cartão.
Como diz a opção, isso apaga totalmente o que tínhamos no cartão, por isso é importante ter certeza de que não temos dados importantes.
O cartão microSD agora está pronto para ser usado como memória interna extra. Podemos mover o conteúdo que quisermos ou aplicativos sem nenhum problema, e ter o cartão como opção configurado como fonte principal de instalação.
Como podemos ver na imagem, o armazenamento aparecerá como compartilhado interno, embora você continue vendo a distribuição de forma independente.
Opção 2: usando comandos
O processo que mencionamos anteriormente não funciona em todos os dispositivos móveis. Alguns modelos possuem a opção “Formatar memória interna” de forma visível e outros ocultos, por exemplo, a maioria dos aparelhos Samsung. Se for esse o seu caso, tente este método.
Um lembrete antes de iniciar este processo: cada fabricante faz medições diferentes com seus terminais, então este processo pode não funcionar em alguns modelos.
Preparamos o celular
Primeiro, habilitamos as opções que nos permitirão iniciar o processo. E o aparelho está pronto para usar o cartão microSD como memória interna.
Para fazer isso, habilitamos "Opções do desenvolvedor". Aceda a «Definições», selecione «Sobre o telefone» >> «Informações do software» e toque 5 vezes na opção «Número da versão».
Se o fizermos corretamente, aparecerá uma mensagem informando que o Modo Desenvolvedor está habilitado. Agora vamos voltar para "Opções do desenvolvedor" e ativá-lo, como vemos na imagem:
O próximo passo é rolar até encontrar a opção "USB debugging" e ativá-la.
Nós nos conectamos ao PC
Agora temos que conectar o celular ao nosso PC usando o cabo USB. Fornecemos todas as permissões necessárias e continuamos com a próxima etapa no PC.
Primeiramente, baixamos o aplicativo ADB, uma ferramenta para conectar nosso celular ao PC com um ambiente de comando que facilita a comunicação entre os dois. Você pode baixá-lo para Windows - Mac OS - GNU / Linux
Para este exemplo, usamos a versão Windows. Baixe o arquivo e descompacte-o em uma pasta que seja fácil de localizar, por exemplo "ADB" no local raiz C: \. Abrimos um terminal (pressionando a tecla «Windows» e a palavra CMD), escrevemos cd C: \ adb e damos «Enter»). Isso nos colocará na pasta onde descompactamos o programa ADB.
Nesta janela, vamos escrever comandos para que o celular reconheça o cartão microSD como parte da memória interna.
Comandos para configurar o cartão SD
Primeiro, habilitamos o workbench com ADB para escrever comandos de uma maneira especial. Esses comandos são escritos após o símbolo $ que aparece em cada linha.
adb shell
O próximo comando que escreveremos é:
sm list-disks
Este comando nos dará o ID do nosso cartão de memória microSD, uma informação importante para formatar o cartão. No meu exemplo, é 179,32.
Vamos escrever o seguinte comando para usar o cartão microSD como memória interna no celular:
sm set-force-adoptable true
O comando a seguir permite que você diga ao dispositivo para usar 100% do cartão para adicioná-lo à memória interna do celular.
sm partition disk:179,32 private
Um detalhe interessante é que podemos dizer qual a porcentagem do cartão que queremos usar. Nesse caso, alteramos ' privado ' para a palavra misto e, em seguida, o número desejado (por exemplo, 50 para 50%).
Todo o processo se parece com isto:
Vale ressaltar que, dependendo das características do nosso computador e da capacidade do cartão, o processo pode demorar alguns minutos. Quando o processo terminar, saímos do terminal ADB digitando exit. E seguimos a mesma etapa para sair do terminal CMD.
Desligamos o telemóvel do computador e vamos a «Ajustes» >> «Manutenção do aparelho» >> «Armazenamento». Escolhemos "Configurações de armazenamento" e veremos que o cartão microSD já está funcionando como parte da memória interna do celular.
A partir daqui, podemos baixar aplicativos e instalá-los automaticamente na memória do cartão microSD.
Use o cartão SD como memória externa para aplicativos
Se você não conseguiu usar nenhuma das opções acima em seu dispositivo, deverá usá-lo externamente. Embora não seja o ideal, ele permitirá que você transfira os aplicativos manualmente para o cartão microSD e libere espaço no celular.
Isso se aplica a usuários do Android 6.0 em diante, pois dá a possibilidade de fazer configurações nativas. Basta ir a "Configurações", ir ao menu "Aplicativos" e selecionar o aplicativo que queremos mover.
Aqui, você deve ter em mente que nem todos os aplicativos podem ser movidos. Voltando, uma vez selecionada a aplicação temos que escolher «Armazenamento», que nos mostra a opção «Armazenamento usado» e escolhemos «Alterar».
O sistema nos mostrará as mídias disponíveis, no nosso caso será o cartão de memória SD (ou microSD). Nós o selecionamos e então tocamos na opção "Mover".
Lembre-se que cada dispositivo móvel possui sua própria configuração, por isso siga com paciência os passos respeitando as opções do seu modelo. E, se possível, verifique primeiro com o fabricante sobre os requisitos do seu dispositivo móvel antes de realizar qualquer ação.