Poder ter os calendários de um único serviço sincronizados em qualquer telemóvel, tablet ou computador, sem ter que recorrer a diferentes aplicações, é um conforto. E uma das opções seria usar o Google calendários ou Google Calendar. Mas, para poder utilizá-lo em um iPhone ou iPad, o usuário deve primeiro configurar perfeitamente sua conta do Google Calendar, ferramenta oferecida pelo gigante da Internet, em seus aparelhos.
Há já algum tempo, a ferramenta Google suporta o protocolo de sincronização conhecido como CalDAV. Um protocolo que permite que as informações de um serviço sejam utilizadas em outros. E este é um dos casos. Além disso, por enquanto, o iCloud - serviço da Apple baseado na Internet - não permite que o Google sincronize calendários nativamente.
Bem, uma vez decidido quais calendários sincronizar em um iPad ou iPhone, o usuário deve ir até o ícone "Configurações" na área de trabalho. Uma vez dentro, você deve clicar com o dedo na opção: " Mail, contatos, calendários ". No momento, aparecerão diferentes opções para escolher, entre as quais se encontram as seguintes: iCloud, Microsoft Exchange, Google Mail, Hotmail, etc… mas nenhuma delas é o necessário. Portanto, no final da lista aparece a opção: “outros”. Será aí onde o usuário deve clicar.
Dentro dele há um menu que se divide em três opções: e-mail, contatos e calendário. Logicamente, o cliente deve se concentrar em: "Calendários". Em seguida, clique no menu " adicionar conta CalDAV ". Uma vez no interior, preencha os dados necessários e que a própria ferramenta requer, tendo em atenção que, na secção "servidor", deve indicar: " www.google.com ".
Uma vez que todos os campos foram preenchidos e aceitos pelo sistema, agora é possível verificar no aplicativo de calendário do iPhone ou iPad que, no setor "calendários", aparecerá um novo com o nome que foi escolhido. A partir daí, todos os novos eventos criados no calendário do Google, seja de um computador ou de um dos computadores da Apple, serão automaticamente sincronizados entre eles.
