Índice:
- O que você precisa para transformar seu celular
- Nova Launcher
- Pixel NavBar
- Como transformar seu celular em Android 8
- Mesa
- Formulários
- Doca
- Pastas
- Aparência
- Os toques finais
As versões beta do Android 8 não param de sair. São cada vez mais os terminais com possibilidade de atualização para o conhecido como Android Oreo. Mesmo assim, muitos dispositivos são deixados para trás quando suas empresas decidem não atualizá-los. É por isso que trazemos este guia, a fim de levar a interface desta versão do robô verde para todos aqueles que não possuem um modelo atualizável.
O que você precisa para transformar seu celular
Para realizar este guia, precisaremos de alguns aplicativos. Ambos os aplicativos são gratuitos com uma opção de versão profissional.
Nova Launcher
O conhecido iniciador Android para download. E não são poucas as pessoas que o usam regularmente, ou pelo menos já o experimentaram. O Nova Launcher tem sido a opção mais usada ao alterar a interface do nosso telefone, em parte graças à sua grande capacidade de personalização. Este aplicativo pode ser encontrado gratuitamente e em uma versão paga por 5,25 euros no Google Play. Ambas as versões funcionam para este guia.
Pixel NavBar
Este aplicativo é projetado para terminais que não possuem botões físicos sob a tela. Sua função é simples: muda o estilo da barra de navegação, adotando a aparência do Android 8. Embora existam vários aplicativos que cumprem essa mesma tarefa, Pixel NavBar é a nossa escolha porque não precisa ser um usuário root em nosso telefone. Isso porque ele funciona aplicando uma camada de sobreposição na barra de navegação original do nosso celular. O aplicativo é gratuito com desbloqueio da versão Pro para acessar mais recursos e pode ser baixado aqui. Tal como acontece com o Nova Launcher, a versão gratuita é suficiente para este guia.
Como transformar seu celular em Android 8
Assim que tivermos os dois aplicativos instalados em nosso dispositivo, podemos começar a transformação visual de nosso telefone no Android 8. Para fazer isso, a primeira coisa que faremos é configurar o Nova Launcher como nossa interface padrão. Isso é feito abrindo o aplicativo chamado Nova Settings. Navegando pelo menu, encontraremos entre as últimas seleções a opção de selecionar o iniciador padrão. Clique aqui e escolha a opção de usar o Nova Launcher como aplicativo de inicialização. Não se esqueça de clicar também na opção sempre e não apenas uma vez, caso contrário teremos que repetir este processo constantemente.
Quando estabelecemos o Nova Launcher como nossa interface padrão, podemos mudar a aparência do nosso dispositivo. Para isso voltaremos ao início da Configuração Nova. Os parâmetros a serem alterados são distribuídos entre as 5 primeiras opções.
Mesa
Na seção Desktop, veremos várias opções:
- Grade da área de trabalho: vamos ajustar a grade para 5 x 5. A posição da sub-grade é opcional.
- Personalizar ícones: o tamanho será o padrão. Ativamos os rótulos e ajustamos a configuração conforme a imagem a seguir:
- A largura da margem e as margens superior e inferior são deixadas em nenhuma.
- Ativamos a barra de pesquisa permanente e acessamos o estilo da barra de pesquisa. Aqui, escolhemos o último estilo e deixamos a cor da barra em branco. Para o logotipo, usaremos o G colorido e ativaremos a opção de pesquisa sobreposta. Desta forma, nossa barra de pesquisa se parece com a seguinte imagem:
- Nas opções de rolagem, selecionamos o efeito de rolagem simples. O resto das opções nesta seção podem ser configuradas de acordo com sua preferência.
- Indicador de rolagem: marcamos a segunda opção e aplicamos a cor branca.
- O restante das opções nesta seção são opcionais.
Formulários
Voltamos ao menu principal de configuração e acessamos a seção Aplicativos. Aqui devemos configurar o seguinte:
- Grade da gaveta do aplicativo: Marcamos 6 caixas verticais e 5 horizontais no modo retrato. Para o modo paisagem, eles serão 5 verticais e 6 horizontais.
- Personalizar ícones: a única mudança em relação aos ícones da área de trabalho será que a cor dos rótulos mudará de branco para preto.
- No estilo da gaveta de aplicativos, marcamos a opção vertical, e a seguir desativamos a opção de aplicativos nos cartões.
- Ativamos o slide para abrir e opções de indicador de slide.
- Definimos o papel de parede como branco com 0 por cento de transparência.
- Ativamos a barra de rolagem rápida e ajustamos a cor como na imagem a seguir:
- Deixamos a barra de pesquisa permanente ativada e desativamos a barra de guias. Por último, selecionamos o efeito de rolagem simples e desabilitamos a rolagem infinita.
Doca
Após esses ajustes, voltamos ao menu anterior e selecionamos a seção dock. A primeira opção de todas é ativar ou desativar o dock. Isso deve ser ativado por padrão, mas se não, prosseguimos para ativá-lo. Depois disso, configuramos o resto das opções:
- No estilo dock, selecionamos a forma do retângulo e do conteúdo aplicamos a cor branca. Definimos a transparência para 75 por cento e ativamos a opção de desenhar atrás da barra de navegação. Após esses ajustes, o dock deve ficar assim:
- Selecionamos uma página e cinco ícones do dock. Nos ícones de personalização, desativamos os ícones pequenos e os rótulos se estivessem ativados.
- A opção de barra de pesquisa no dock deve indicar nenhum.
- A largura da margem e as margens superior e inferior os deixam em rolagem infinita pequena e desativam.
Pastas
Para a seção de pastas, a configuração necessária é rápida e muito simples:
- Selecionamos a visualização da pasta em uma grade e, como plano de fundo da pasta, escolhemos o plano de fundo do Pixel Launcher.
- Como animação de transição, selecionamos ampliar e o papel de parede é definido como branco com 15 por cento de transparência.
- Na personalização de ícones, copiamos a configuração que fizemos antes na seção de aplicativos, de modo que se pareça com a seguinte imagem:
Aparência
Finalmente, acessamos a seção de aparência para dar os retoques finais à transformação do nosso telefone.
- Se nossa versão do Android for 7.0, selecionamos o tema para os ícones do sistema. Se tivermos uma versão mais antiga, podemos selecionar a opção Marshmallow ou pesquisar um conjunto de ícones baseados no Android 8 por conta própria.
- Ativamos a opção de ícones adaptáveis e, no estilo de ícone adaptável, selecionamos a opção arredondada (padrão) como forma de ícone. No estilo de ícone adaptável, também desativamos a opção remodelar ícones legados e ativamos a opção animações de ícone adaptáveis. Desta forma, esta configuração deve ser semelhante a esta:
- Habilitamos a opção de normalizar o tamanho dos ícones e a orientação da tela, deixamos em sua opção padrão.
- A velocidade de rolagem e a velocidade da animação serão configuradas para a velocidade 'Nova'.
- A animação do aplicativo deve marcar a opção do sistema, e o estilo do menu popup deve ter a opção de bloqueio selecionada. Recomenda-se que a opção de soltar alvos seja ativada, embora seja totalmente opcional.
- Ativamos as opções para mostrar a barra de notificação e a barra de notificação transparente e desativamos a opção de ícones escuros.
- Por fim, definimos a cor de fundo do aplicativo de pesquisa como branco.
Os toques finais
Após todos esses passos, só teremos que ir ao aplicativo Pixel NavBar e ativá-lo. Para isso devemos abrir este aplicativo e marcar a opção Ativar Pixel Navigation Bar.
O aplicativo também possui uma série de opções extras para enquadrar os botões separadamente, ajustar seu tamanho, alterar suas cores ou ajustar a forma ou animações da barra de navegação.
Aqui vemos como nosso telefone fica após essas etapas, tanto no menu quanto na tela principal. Assim , podemos aproveitar a nova interface do robô verde sem ter acesso à atualização do Android 8.