Índice:
- Verifique se há problemas no carregador e no celular
- Teste o modo avião para problemas
- Otimize seu celular antes de carregá-lo
- Tenha cuidado com a fonte de carregamento
- Restaure o sistema e apague todos os dados
Você usa seu celular Samsung com metade da carga porque ele demora muito para completar a carga? O carregamento lento em seu celular é mais comum do que você pode imaginar e depende de vários fatores.
Mas nem sempre é um problema de hardware do computador, também está relacionado a atualizações problemáticas e alguns maus hábitos dos usuários. Portanto, preste atenção a essas soluções possíveis para carregamento lento do seu Samsung.
Verifique se há problemas no carregador e no celular
Vamos começar com o básico. A maioria acredita que os carregadores de telefone celular são intercambiáveis, então pegam o primeiro carregador que encontram e o conectam. Grande erro.
Portanto, certifique-se de que o carregador que você usa é o original para o seu celular Samsung ou um que você comprou seguindo as mesmas especificações. E, claro, um carregador de qualidade. Caso contrário, seu celular não terá apenas problemas no processo de carregamento, mas também pode danificar circuitos internos, por exemplo, o pino de carregamento.
E os mesmos critérios se aplicam ao cabo de carregamento. Portanto, certifique-se de que seu kit de carregamento seja o original, recomendado pelo fabricante ou por uma marca confiável. Portanto, dê uma olhada na caixa do dispositivo ou no manual online do fabricante e verifique a tensão e a intensidade que o carregador precisa para ser compatível com o seu celular.
E agora vamos direto ao mobile verificando se a velocidade de carregamento está normal. Para fazer isso, podemos usar aplicativos gratuitos como o Ampere.
Basta instalá-lo em seu dispositivo Samsung e, em seguida, iniciar o upload para ver os dados que o aplicativo grava. O aplicativo fornece uma ajudinha indicando quais são os mínimos e os máximos.
Embora os dados que o aplicativo mostra a você variem, já que não é o mesmo se o celular está em 10% do que em 70%, se você vê um padrão que fica no mínimo é porque você tem um problema em algum dos elementos do conector de carregamento.
Teste o modo avião para problemas
O celular não para de funcionar quando você para de usá-lo ou desliga a tela. Enquanto estiver ligado, muitos processos estarão sendo executados em segundo plano, especialmente se você tiver muitos aplicativos instalados.
Portanto, se houver um erro nos processos do sistema, conexões ou aplicativos, a dinâmica de carga pode ser afetada se você fizer isso com o celular ligado. Portanto, tente carregar com o celular desligado para ver se nota alguma diferença. E se por algum motivo você não conseguir desligá-lo, coloque-o no modo avião para fechar todas as conexões.
E aqui fazemos um esclarecimento. Não que o modo avião ajude a melhorar significativamente o tempo de carregamento em um celular que funciona bem. Aqui, só o usamos para testar se um conflito com as conexões ou qualquer função dos aplicativos (que requerem internet) está causando um problema com a bateria e o processo de carregamento.
Se notar alguma diferença na velocidade de carregamento ao tentar este método, você terá que gastar tempo ajustando as configurações do seu computador para otimizar seu desempenho.
Otimize seu celular antes de carregá-lo
Se o problema de carregamento lento do seu celular for recente, você pode usar este truque para detectar o problema. Não é que você precise otimizar o celular toda vez que carregar o aparelho, e isso garante um carregamento mais rápido. Mas, nesta situação, pode fazer diferença.
Quando usamos esta opção, o sistema automaticamente se encarrega de verificar alguns pequenos problemas que podem afetar a bateria, como aplicativos em segundo plano, uso elevado da bateria, falhas de aplicativos, etc.
Assim, permite-nos eliminar qualquer erro ou operação que afete consideravelmente o seu funcionamento e autonomia. Para testar esta opção, vá para Configurações >> Manutenção do dispositivo >> Otimize agora.
Tenha cuidado com a fonte de carregamento
Assim como o kit de carregamento móvel deve atender a certas especificações e padrões de qualidade, o mesmo se aplica à fonte que você usa no processo. Portanto, tente outras opções para verificar se o carregador de parede, o estabilizador ou a fonte que você usa não são o problema.
E se você costuma usar o cabo USB para carregar seu celular por meio do computador ou de um PowerBank, obviamente a velocidade de carregamento será muito mais lenta. Leve também em consideração outros aspectos do processo de carregamento, por exemplo, se o celular esquenta ou se a bateria descarrega rapidamente.
Você pode usar o mesmo aplicativo que mencionamos antes para monitorar esses dados, e ver se seu celular tem outros padrões de comportamento relacionados à bateria que não são normais.
Restaure o sistema e apague todos os dados
Quando o celular recebe uma atualização importante, geralmente acontece que ela afeta temporariamente algum aspecto do dispositivo. Às vezes, é a duração da bateria, a compatibilidade com alguns aplicativos e também o processo de carregamento.
Nesses casos, uma das soluções para se livrar do problema é restaurar o sistema do dispositivo. Desta forma, eliminamos a atualização problemática ou qualquer erro que afete este aspecto do celular.
Para fazer isso, vá para Configurações >> Gerenciamento geral >> Redefinir >> Redefinição de fábrica. Claro, primeiro tome todas as precauções necessárias para salvar todos os dados e conteúdos salvos no celular que você deseja manter.