Índice:
Não é segredo que os smartphones são cada vez menos usados como telefones e cada vez mais como inteligentes . Podemos constatá-lo nas tarifas oferecidas pelas diferentes operadoras de telefonia: a maioria tem minutos ilimitados e ligações a custo zero, o que nos mostra que estamos ganhando cada vez menos. Conseguíamos ver isso há alguns anos com o SMS e hoje o custo de envio é praticamente gratuito para um grande número de operadoras. Graças a um estudo publicado pela Smart Mean Analitycs, podemos confirmar o que havíamos presumido desde o início: estamos fazendo cada vez menos ligações.
O WhatsApp supera as chamadas tradicionais: quase 95% de uso na Espanha
O estudo publicado hoje pela Smart Mean Analitycs deixa claro: as chamadas estão sendo banidas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e, em menor grau, Gmail.
De acordo com os dados publicados no estudo original, mais de 94% dos usuários (especificamente, 94,8%) usam o WhatsApp para se comunicar com outros usuários. Em segundo lugar, vem a aplicação de Chamadas, com uma quota de utilização de 72,7% e uma tendência de redução que nos deixa 0,8 pontos a menos que no trimestre anterior. O WhatsApp também experimentou uma queda semelhante, 0,6% em comparação com os três meses anteriores ao estudo.
Em contraste, aplicativos como Gmail e Telegram aumentam sua parcela de uso em comparação com o declínio dos aplicativos de comunicação tradicionais. Com uma participação de 68,7 e 18,9%, ambos os aplicativos tiveram um crescimento de 1,6 e 5,6%, não desprezível considerando que o WhatsApp é a rainha dos aplicativos de mensagens na Espanha.
Outro dado do estudo a levar em consideração diz respeito ao uso de SMS. Longe de cair em desuso, a forma tradicional de comunicação entre dispositivos tem uma participação de 60,6%, cerca de 2,4 pontos a menos que no trimestre anterior. Aplicativos como Skype e Facebook Messenger Lite também caíram, com uma queda que beirou 12 e 9% em ambos os casos.
O que é sem dúvida um fato é que cada vez mais os usuários estão optando por canais de comunicação onde a comunicação ativa de ambas as partes não é necessária. Se a tendência atual continuar nos próximos dois anos, apenas metade da população usaria as ligações para se comunicar, um número animador para as empresas - e nem tanto para a sociedade -.