Índice:
Hoje, um telefone de gama média alta é sempre um sucesso, uma vez que a tecnologia se tornou uma das estrelas nos últimos anos. Embora o Dia dos Pais já tenha passado, com certeza encontrará um momento fantástico para presentear um destes telemóveis que não ultrapassam os 400 euros.
Smartphones como o Samsung Galaxy A5 2016, Weimei We plus, Huawei P8, ZTE Axon Mini e Sony Xperia M5 estão funcionando como candidatos ideais para não ultrapassar o limite de 400 euros, mas têm um desempenho fantástico em relação ao dinheiro.
Samsung Galaxy A5 2016
Iniciamos essa seleção com o Samsung Galaxy A5 2016, telefone que estreou no mercado no final de 2015. Uma de suas grandes novidades foi a traseira em vidro, herdada do S6, e o leitor de impressão digital.
Se você gosta de telas grandes, o A5 tem 5,2 polegadas e resolução Full HD que chega a 1920 × 1080 pixels. Lembre-se que se trata de uma tela Super Amoled, que confere mais vivacidade de cores vivas e um bom ângulo de visão, sendo este um dos pontos fortes do terminal.
O leitor de impressão digital deste modelo está no botão Iniciar, que não terá apenas a função de aumentar a segurança do aparelho, mas também servirá para a plataforma de pagamento móvel da Samsung.
Já o processador tem oito núcleos que chega a 1,6 Ghz. Possui 2GB de RAM e 16GB de memória interna expansível graças ao seu slot interno. A câmera principal é de 13 megapixels com estabilização ótica, a frontal de cinco megapixels e vem com Android 5.1 Lollipop. A bateria, por sua vez, tem 2.900 mAh e é compatível com carregamento rápido.
POR FAVOR -
Tela Super Amoled.
- Leitor de impressão digital
CONTRA
- Apenas 2 GB de RAM
- Câmera um pouco justa
Weimei WePlus
O Weimei WePlus é o segundo terminal desta empresa espanhola, uma equipa que se encontra a meio caminho entre o médio e o topo de gama.
Encontraremos uma tela de 5,5 polegadas que suporta resolução HD de 1280 x 720 pixels, que apesar de não ter Full HD resolve muito bem por ter tecnologia Super AMOLED, que otimiza os níveis de cor e brilho do terminal.
Falando em processador, teremos um com oito núcleos acompanhado dos 3 GB de RAM que dará ao celular muito brilho. Falando na câmera traseira, teremos um total de 13 megapixels. Quanto ao armazenamento, 32 GB que serão expansíveis graças ao slot microSD.
Um dos pontos fortes desse terminal é seu design, que pode ser classificado como premium. E o WePlus vem com um corpo de alumínio de uma peça, onde se destaca sua espessura fina de apenas 6,9 milímetros.
Deve-se levar em consideração seu peso, que com 145 gramas o torna um dos terminais mais leves do mercado. Destaca a inclusão de um slot duplo para carregar dois cartões SIM no mesmo terminal, e o uso de uma porta USB tipo C, conector que veremos muito mais nos próximos anos.
E, finalmente, autonomia também. Sua bateria de 3150 mAh nos dará muitas horas de duração, algo que acompanha as melhorias da camada de software WeOS no Android que reduz o consumo de energia em um terço.
POR FAVOR
- Porta USB Tipo C
- Dual-SIM, compatível com microSD
CONTRA
- Não tem Full HD
- Resolução de tela um tanto justa
Huawei P8
O P8 da Huawei não poderia faltar na lista. Um telefone de 5,2 polegadas que vem nos oferecer uma resolução de 1920 × 1080 pixels em Full HD.
Uma tela que vem com a tecnologia Corning Gorilla Glass 3, que protegerá nosso smartphone de choques. Fazendo desse recurso um de seus atrativos.
Apesar do tamanho de sua tela, o peso é de 144 gramas. Um telefone que se baseia em um corpo de metal, que o acompanha na parte traseira e nas laterais. Claro, os acabamentos em vidro conferem-lhe um aspecto muito elegante.
Sua câmera principal é de 13 megapixels, com estabilização ótica e autofoco, zoom digital, geotagging, modo para imagens panorâmicas e HDR. Além disso, possui modos de câmera renovados que irão deliciar todos aqueles que gostam de experimentar coisas diferentes.
A câmera frontal também vai convencer os amantes dos autorretratos, já que com 8 megapixels e seus modos de beleza a tornam um terminal ideal para carregarmos nossas melhores fotos nas redes sociais.
Com um processador de oito núcleos, um HiSilicon Kirin 935, podemos escolher uma versão com 3 GB de RAM e 16 GB de memória interna, e outra com 3 GB de RAM com 64 GB de memória interna.
Quanto à bateria, seus 2680 mAh significam que a autonomia não chega até nós um dia se planejamos dar-lhe uso intenso. Por outro lado, com o uso normal, duraria até um dia e meio.
O MELHOR
- Display com Corning Gorilla Glass 3
- Design elegante
O PIOR
- Pouca autonomia
ZTE Axon Mini
Não se deixe enganar pelo nome do ZTE Axon Mini, este mini terminal chinês tem muito pouco. Com o mesmo design do Axon Elite, não é uma versão reduzida dele. Com processador Snapdragon 616, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, suas características o tornam um telefone muito interessante.
Embora a chamem de "mini", encontraremos uma tela Super AMOLED de 5,2 polegadas, com 420 ppi. Em outras palavras, a tela é um dos pontos fortes desse telefone.
A câmera, como suas concorrentes, tem 13 megapixels na parte traseira e 8 megapixels na frente.
Quanto ao sistema operacional, vem com Android Lollipop mas modificado pela ZTE. Um dos pontos mais interessantes dessa modificação é o Force Touch. Dependendo de como pressionamos a tela, o telefone fará uma coisa ou outra. Por exemplo, se pressionarmos de uma forma, tiraremos uma foto normal ou uma selfie.
Com uma bateria de 2.800 mAh, seria ideal se lhe darmos uso intensivo. Algo que acontece em muitos smartphones. Mas este telefone incorpora um gerenciador de energia para gerenciar aqueles que estão em segundo plano.
O MELHOR
- A tela
- Forçar toque
PIOR
- A bateria -
Design arriscado em algumas áreas
Sony Xperia M5
Por fim, o Sony Xperia M5 não poderia faltar nesta seleção, o compromisso da marca com a gama média-alta. Um terminal com tela Full HD de 5 polegadas.
E é que a linha a nível de design é aquela que a empresa japonesa costuma utilizar nos restantes terminais Xperia: formato rectangular com cantos arredondados, botão circular para ligar e desligar o ecrã à direita e corpo de alumínio que lhe dá um toque distinto.
Um dos pontos fortes desse telefone é que ele vem com certificação IP68, ou seja, podemos mergulhar o telefone na água sem causar nenhum dano. Algo para manter em mente.
O Xperia M5 vem com um processador de oito núcleos, o MediaTek Helio X10 a 2 GHz por núcleo. Com uma memória RAM de 3 GB, a memória interna do telefone é de 16 GB e pode ser expansível até 200 GB usando um cartão micro SD.
A câmera é outro dos pontos fortes do M5. Sua câmera traseira chega a 21 megapixels com sensor Exmor RS, autofoco híbrido, modo HDR e estabilizador de imagem e vídeo. E se você tiver uma TV 4K, podemos gravar vídeos nesta resolução.
E na câmera frontal, o sensor Exmor RS vai facilitar para nós tirar selfies com 13 megapixels, além de foco automático, modo HDR e vídeo de alta qualidade a 1080p.
O telefone vem com Android 5.0 Lollipop, com a opção de sincronizar com outros dispositivos, como o PlayStation. Se falarmos da bateria, teremos 2600 mAh, o que segundo a Sony nos daria até 12 horas de conversação, 8 horas de reprodução de vídeo e 62 tocando música.
IN FAVOR
- A câmera
- Excelente desempenho
AGAINST
- versão Android
- memória interna de apenas 16 GB
