Índice:
Ao comprar um smartphone de última geração (ou mesmo de médio porte), você deve ter notado que, na seção da tela, é mencionado um recurso chamado Corning Gorilla Glass. Você provavelmente já sabe que é uma camada complementar que é adicionada ao painel principal do seu telefone, mas… você sabe exatamente o que é e para que serve? Você tem ideia de como pode melhorar a tela do seu celular se ela estiver integrada? Nós vamos te contar então.
Vamos começar do início, o que é Corning Glass?
Chama-se Gorilla Glass e é um material fabricado pela empresa norte-americana Corning Incorporated, dedicado principalmente à fabricação de derivados de cerâmica e vidro, mas para fins industriais. O Gorilla Glass, em particular, é um material sintético que chegou ao mercado em 2008 e, desde então, vem sendo instalado com o objetivo de funcionar como uma camada protetora nos principais dispositivos inteligentes que estão chegando ao mercado. Na realidade, é uma folha transparente e superfina que parte de uma combinação álcali-aluminossilicato. Uma de suas propriedades mais importantes, senão a principal, é a alta resistência. Por isso, os fabricantes de celulares o escolhem para proteger a tela - um dos elementos mais sensíveis do smartphone, senão o mais - dos choques e arranhões do dia a dia.
É verdade que o Corning Gorilla Glass não é imbatível. Ao longo dos anos, diferentes gerações de cristais foram se apresentando e, neste ponto, podemos indicar que o Corning Glass 5 já foi lançado, instalado pela primeira vez no Samsung Galaxy Note 7. Após o primeiro lançamento, em 2012, a Corning lançou o Gorilla Glass 2, versão que reduzia o vidro, mas tinha a mesma resistência. Um ano depois encontramos Gorilla Glass 3, uma camada protetora que ostentava a tecnologia NDR (Native Damage Resistance), com resistência a arranhões até três vezes maior do que Gorilla Glass 2. Na CES 2015, que aconteceu em Las Vegas, vimos uma das últimas versões que já se apresentou no mercado. Estamos falando do Gorilla Glass 4, um vidro de proteção com uma característica muito importante: ser ainda mais resistente a choques e quebra de tela, um dos acidentes mais comuns.
Tendo realizado vários testes com simulações de quedas, Corning conseguiu para dobrar a força da tela para soltar um metro, o que proteger o smartphone de 80% dos acidentes que ocorrem diariamente. Não feliz com o que foi alcançado até agora, a equipe da Corning acaba de apresentar uma nova versão do famoso cristal. É, claro, Corning Gorilla Glass 5, uma camada protetora que promete uma sobrevivência de 80% em quedas de até 1,6 metros e dobra a resistência no que diz respeito a arranhões. Assim, ele dobra a capacidade do Corning Gorilla Glass 4 que até agora tínhamos no mercado.
O novo Corning Gorilla Glass 5 já fez sua primeira aterrissagem no mercado a bordo do Samsung Galaxy Note 7, um aparelho que foi lançado na semana passada e que ainda não atingiu os usuários, mas o fará na próxima semanas. Desta forma, a expectativa é que a novíssima camada protetora Gorilla Glass comece a chegar nos aparelhos que serão apresentados ainda este ano e início de 2017.