Índice:
- Samsung assume a liderança em celulares 5G
- Huawei, Xiaomi, LG, Honor, OPPO, VIVO ...
- As vendas de celulares 5G dispararão em 2020
- Quando você planeja atualizar para um celular 5G?
Em 2019, quase a maioria dos principais fabricantes de celulares competiu para lançar suas propostas 5G. Alguns conseguiram e outros não.
O começo foi lento. Os smartphones 5G representaram apenas 1% das vendas globais de celulares em 2019.
O que significa isto? Não é uma falha, considerando que o suporte de redes 5G está chegando em algumas regiões, não há tantas opções disponíveis e a maioria dos celulares com tecnologia 5G se caracterizam por ter um alto custo.
Você quer saber quantos telefones 5G foram vendidos até agora? Em seguida, dê uma olhada na série de dados que compartilhamos abaixo.
Samsung assume a liderança em celulares 5G
Alguns mencionam que cerca de 13,5 milhões de celulares 5G foram vendidos em 2019, embora a adoção estivesse em câmera lenta. E a Samsung se tornou a líder dessa corrida.
A Samsung soube integrar o 5G em sua estratégia de vendas, conseguindo distribuir nada menos que 6,7 milhões de Galaxy 5G em todo o mundo.
Um líder indiscutível, até o momento, já que representa 53,9 do mercado global de celulares 5G, conforme citado pela equipe da Samsung e ilustrado em seu infográfico.
Samsung Galaxy S10 5G, Galaxy Note 10 5G e Note 10+ 5G tornaram-se verdadeiras estrelas. Sem esquecer o Galaxy A90 5G e o famoso Galaxy Fold 5G.
Outros dados suportam esta implantação da Samsung. Por exemplo, de acordo com o relatório da Couterpoint sobre o mercado premium, o Samsung Galaxy S10 5G sozinho foi responsável por mais de um terço de todas as vendas de celulares 5G no terceiro trimestre de 2019.
E se pensarmos exclusivamente no mercado espanhol, Celestino García, vice-presidente da Samsung na Espanha, mencionou que mais de 80% dos celulares 5G vendidos são da Samsung.
Huawei, Xiaomi, LG, Honor, OPPO, VIVO…
A Samsung, embora seja líder neste setor, não é a única que tem conseguido cativar o público com as suas propostas 5G. OPPO, Huawei, Xiaomi, ViVo também estão concorrendo.
Embora eles não tenham publicado relatórios tão detalhados quanto a Samsung, há alguns dados que mostram que eles também se destacaram com seus celulares 5G em certos mercados. De acordo com um relatório da IHS Markit, a LG ficou em segundo lugar no mercado de celulares 5G no terceiro trimestre de 2019:
- As remessas de celulares 5G da LG entre o segundo e o terceiro trimestre chegaram a 700.000 unidades.
- Essa mesma quantia foi alcançada em conjunto durante o mesmo período pela Lenovo, Huawei, Xiaomi, Vivo, OPPO e ZTE
Por outro lado, a Huawei, embora o potencial de vendas de celulares 5G tenha sido limitado pelas restrições dos EUA, ela não ficou para trás em suas aspirações. Ganhou uma presença interessante no mercado chinês com seus celulares 5G, visto que foram lançados com um preço premium.
E ele não foi o único. Fazendo um rápido tour pelo lançamento dos modelos mais destacados:
- Mate 30 5G e Mate 30 Pro 5G esgotaram 100.000 ações em apenas um minuto no mercado chinês
- Redmi K30 da Xiaomi esgotou nas primeiras 2 horas à venda na China
- LG V50 ThinQ 5G vendeu 100.000 unidades em sua primeira semana de lançamento na Coreia do Sul
- Honor V30 5G vendeu 100.000 em apenas 3 segundos na China
- Huawei Mate X conseguiu vender 100.000 por mês desde seu lançamento em 15 de novembro
- Huawei Mate 20 X 5G esgotou em minutos em seu lançamento no mercado chinês
Obviamente, nem todos os mercados têm a mesma recepção. Não só por causa da falta de opções em celulares 5G, mas também por ter quase nenhuma infraestrutura para a tecnologia 5G. Por exemplo, de acordo com um relatório da BayStreet Research, menos de 30.000 celulares 5G foram vendidos no mercado dos EUA no primeiro trimestre de 2019.
As vendas de celulares 5G dispararão em 2020
Embora os celulares 5G tenham mudado timidamente em 2019, 2020 será um ano decisivo para a implantação da tecnologia 5G.
Algumas previsões sobre a venda de dispositivos móveis 5G nos próximos anos:
- De acordo com o relatório Strategy Analytics, as vendas decolarão em 2020 e estima-se que chegarão a um bilhão em 2025 globalmente.
- IHS Markit menciona que a demanda por celulares 5G deve chegar a 253 milhões de unidades em 2020.
- Segundo estimativas compartilhadas pela Samsung, a venda de aparelhos com tecnologia 5G aumentará 1.687% no mundo, representando 18% do volume total de vendas de celulares
- A Qualcomm espera ver 175 a 225 milhões de vendas de celulares 5G em 2020 e cerca de 450 milhões em 2021
- O IDC compartilhou um relatório que estima que a remessa de celulares 5G em 2020 representará 8,9% de todos os celulares e aumentará para 28,1% em 2023.
- Por outro lado, a estimativa do Goldman Sachs é de mais de 200 milhões de celulares 5G em 2020
A Xiaomi já expressou seus planos de lançar até 10 telefones 5G este ano, e a Motorola tem planos de lançar telefones 5G premium usando Snapdragon 865.
E ainda há marcas que não se mexeram. A Apple pode estar preparando seus iPhones 5G para este ano, e pode chegar ao pódio das vendas de celulares 5G, de acordo com um relatório que compartilham na Strategy Analitics, seguida pela Huawei.
E não vamos esquecer o Google, que ainda não incluiu 5G em seus Pixels. Há alguns meses, Brian Rakowski mencionou que o 5G ainda não está pronto para os consumidores, então não era o momento certo. Porém, já sabemos que o Google segue uma estratégia própria para impulsionar a marca e quase nunca usa tendências para isso.
Quando você planeja atualizar para um celular 5G?
Se você está pensando em comprar um celular 5G ou esperar, você não é o único.
Um relatório divulgado na CES 2020, chamado "The Future of Devices", que se baseia em uma pesquisa GSMA de 2019 com 38.000 consumidores em 36 países, compartilha alguns dados interessantes.
A pesquisa sob a pergunta "Quando você planeja atualizar para o 5G?" resultados notados como estes:
- Apenas 30 a 40% dos entrevistados na Europa, Estados Unidos e Austrália estão dispostos a considerar a atualização de um celular 5G em curto prazo.
- Na Espanha, apenas 20% mudariam para 5G assim que estivesse disponível e 30% planejam atualizar para um celular 5G, mas não sabem quando.
- Somente os entrevistados da China expressaram uma alta predisposição para ter um celular 5G assim que ele fosse lançado no mercado
É aconselhável comprar um celular 5G neste momento? Nós respondemos a essa pergunta em um artigo anterior levando em consideração uma série de detalhes técnicos.
Por outro lado, mesmo as propostas 5G na Espanha não são tão variadas quanto os usuários desejam, mas é um panorama que parece mudar em 2020.