Índice:
A garantia do meu telefone celular cobre desgaste ou degradação da bateria? Baterias de celular tendem a se desgastar com o tempo. Eles começam a se degradar quando atingem aproximadamente 300 ciclos de carga, o que geralmente é um ano. Isso faz com que o desempenho da bateria diminua e se esgote mais rapidamente. Além disso, em alguns casos, isso também pode afetar o desempenho. Se nosso celular tiver menos de dois anos e percebermos que a bateria se descarrega mais rapidamente, temos o direito de substituí-la dentro da garantia?
Comparamos o que dizem os principais fabricantes de móveis e se o desgaste é coberto ou não pela garantia do fabricante.
Samsung
Começamos com a Samsung, uma das marcas mais populares. A Samsung tem uma política de garantia muito clara em seu site. Mencione que seus terminais têm até 2 anos de garantia. Nas limitações, alerta que a garantia não se aplica quando “houver rompimento de algum dos lacres do invólucro ou das células da bateria, ou sinais evidentes de adulteração”.
Para confirmar isso, entrei em contato com o atendimento ao cliente da Samsung por bate-papo sobre esta cláusula. O perito que me atendeu me diz que para confirmar, o terminal deve ser levado ao serviço técnico para que eles examinem o tipo de avaria. Porque se a bateria tiver um dano de fábrica, ela estaria coberta pela garantia, mas não por degradação devido ao uso.
Xiaomi
Xiaomi torna isso um pouco mais difícil. Para ler as condições de garantia tive que perguntar no chat de suporte. Após vários minutos de espera, um especialista refere que é a assistência técnica que decide se esta degradação está coberta pela garantia, mas que "em princípio está coberta". Depois de solicitar uma página onde eu possa ler as condições de garantia da Xiaomi, o especialista fornece para mim e eu posso ler o seguinte.
Salvo disposição em contrário da lei aplicável, a garantia dura e é concedida por dois (2) anos para a unidade principal, seis (6) meses para a bateria e o carregador originalmente embalados com o produto.
Além disso, nas condições de 'exceções ao uso da garantia', mencionam que não cobrem danos acidentais ou causados por componentes de terceiros, mas nada diz sobre o desgaste. Claro que com 6 meses é improvável que notemos uma degradação da bateria, pois geralmente começa a notar algo mais tarde, e neste caso a garantia deste componente já teria terminado.
A Xiaomi também não detalha o preço da substituição da bateria. Teremos que levá-lo ao serviço técnico e aguardar que nos façam um orçamento.
Manzana
A Apple é outra das empresas que tornam claras as suas condições de garantia. Existem duas seções em sua apólice: o que a garantia cobre e o que não. Avisa que a garantia limitada de um ano de seus produtos não se aplica às peças que se degradam. Entre eles, a bateria. Claro, exceto que a bateria tem uma falha de fábrica.
Esta garantia não se aplica ao seguinte: (a) peças consumíveis, como baterias ou revestimentos de proteção projetados para se desgastar com o tempo, exceto em caso de defeito de material ou de fabricação
Neste caso, a Apple mostra preços de reparo de bateria, já que seu catálogo de telefones celulares é um pouco mais limitado. A partir do iPhone X em diante, e com exceção do iPhone SE 2020, a substituição da bateria custa 75 euros. Do iPhone 8 Plus e até do iPhone 5c, o preço é de 55 euros.
Huawei
A Huawei também tem acesso fácil à sua política de garantia. Além disso, é muito claro: com informações sobre a duração e o que abrange em seus diferentes dispositivos, como celulares, relógios, tablets, computadores etc.
A Huawei menciona que a garantia da bateria incorporada em seus celulares é de 24 meses (2 anos). No entanto, eles não mencionam se isso se aplica apenas a danos de fábrica ou desgaste. Você tem que ir para as condições, onde mencionam o seguinte.
Esta garantia não cobre qualquer questão (incluindo qualquer tipo de dano e / ou avaria) derivada e / ou relacionada e / ou resultante de: desgaste natural do Produto.
Portanto, e levando em consideração que a degradação da bateria resulta em desgaste natural, ela não é coberta pela garantia. Novamente, dependendo do modelo, o preço de substituição é diferente.
LG
A LG anunciou recentemente que muitos de seus telefones agora têm garantia de 5 anos. Ou seja, eles aplicam mais 3 anos à garantia de 2 anos que eles já tinham anteriormente. O que o fabricante diz nas condições de garantia? Os danos de fábrica são cobertos, mas danos causados por desgaste normal:
A garantia do seu produto está sujeita às seguintes exclusões e limitações. Danos causados por desgaste normal devido ao uso (incluindo baterias, lentes de câmeras, telas, fones de ouvido ou viva-voz externo).
Eles também mencionam o seguinte:
Para consumíveis, como baterias, baterias, etc., o período de garantia dependerá da sua vida útil, determinada pelos ciclos de carga / descarga e modo de utilização, embora como referência seja de aproximadamente 1 ano.