Índice:
Os aplicativos se tornaram uma dor de cabeça. Mesmo quando os instalamos de lojas como Google Play ou App Store, corremos o risco de abrir a porta para aplicativos que são apenas a isca para infiltrar spam e publicidade em nossos celulares. Ou pior: assuma o controle de nosso celular ou roube nossos dados.
Talvez tenha acontecido com você e que você não seja o único. De acordo com um novo caso relatado, uma série de aplicativos foi baixada mais de 2 milhões de vezes antes de ser descoberto que era uma farsa. Nós contamos a você os detalhes.
Aplicativos que afirmam ser o que não são
Aplicativos que prometem filtros e efeitos para seus selfies, aplicativos com funções VPN aparentes ou aqueles que afirmam ter centenas de papéis de parede originais. Essas são algumas das "ofertas tentadoras" dos aplicativos que acabam sendo uma farsa.
Como um relatório do Avast menciona, 7 aplicativos maliciosos que usaram técnicas de adware tiveram milhões de downloads no Google Play e na Apple Store antes de um relatório ser aberto e considerado uma farsa. Eles foram catalogados nas lojas como aplicativos de entretenimento, música ou papel de parede para enganar os usuários.
No entanto, depois que os usuários os instalaram, o pesadelo começou. Alguns desses "aplicativos inofensivos" eram HiddenAds, um cavalo de Tróia que preenche o dispositivo com publicidade intrusiva com dinâmicas difíceis de serem detectadas pelos usuários.
Os usuários começam a ver publicidade em quase todas as interações que fazem no celular. E se olharem na gaveta de aplicativos tentando localizar algum aplicativo estranho, não encontrarão nenhuma pista. Por quê? O cavalo de Tróia oculta o ícone do aplicativo, deixando a origem do anúncio invisível para o usuário.
Em outros casos, o download do aplicativo foi feito gratuitamente, mas os usuários tiveram que pagar assim que ele foi instalado para acessar alguns supostos jogos, que nunca existiram. Esta é a lista compartilhada pela equipe do Avast desta série de aplicativos, junto com o mecanismo que eles usam:
Google Play
- ThemeZone - Shawky App Free - Chocar meus amigos
Os usuários são induzidos a pagar por um minijogo que não existe. E, claro, você é atormentado por anúncios.
- Tap Roulette ++ Shock my Friend
Promete um jogo que é apenas uma desculpa para ativar a dinâmica do adware HiddenAds.
- Ulimate Music Downloader - Download grátis de músicas
Seguindo a dinâmica do aplicativo anterior, quando o usuário deseja tocar alguma das músicas, ele ativa o adware.
Loja de aplicativos
- Choque meus amigos - Satuna - 666 Tempo
Esses dois aplicativos enganam os usuários cobrando US $ 8 por um recurso inexistente.
- ThemeZone - Live Wallpapers
Este aplicativo cobra de maneiras diferentes, mas não cumpre o que promete.
- Choque meu amigo tap roleta v
Cobrar $ 5 por um recurso que não existe.
Tome precauções e não acredite em tudo que você vê
Este relatório do Avast não é exceção, já vimos muitos casos de aplicativos maliciosos que invadem os telefones celulares dos usuários. Sem dúvida, é um tapa no pulso para a segurança de lojas como Google Play ou App Store que não encontram uma forma eficaz de lidar com este problema.
Porém, há outro fator que desempenhou um papel importante neste novo caso apresentado pela Avast: a promoção nas redes sociais a partir de perfis populares. De acordo com o relatório, alguns desses aplicativos foram promovidos a partir de diferentes perfis do TikTok e Instagram, um deles com mais de 300 mil seguidores. Nos vídeos dos perfis do TikTok você pode ver o suposto aplicativo em ação e o quanto você pode se divertir com seus amigos.
Uma estratégia combinada que funcionou para eles, pois fizeram mais de 2,4 milhões de downloads e geraram milhares de dólares. Por isso, pense duas vezes antes de instalar uma aplicação no seu telemóvel, e tome as devidas precauções antes de se apaixonar pelas funções “tão espectaculares” que podem oferecer.