No ano de maior concentração, oferta e, por que não dizer, saturação no mercado de smartphones high-end, um dos carros-chefe do momento, o Samsung Galaxy S4, possui um histórico invejável. A fabricante sul-coreana acaba de anunciar que esse equipamento está perto de 25 milhões de unidades em distribuição, o que dá uma ideia de até que ponto a multinacional sul-coreana mantém o pulso em um momento que promete revolucionar em torno do verão com o apresentação de novos equipamentos que ajudam a elevar a fasquia ainda mais alto do que o que podemos encontrar agora.
O fato é que enquanto esse momento chega, o Samsung Galaxy S4 continua a desfrutar de uma posição excepcional. Milhões de usuários carregam um dos modelos deste equipamento; usuários que, logicamente, desejam obter o máximo de seu dispositivo. E com essa visão, da Samsung Amanhã eles compilaram até dez funções que podem parecer ocultas para quem não é especialmente dado a mexer nas opções de um smartphone. Para eles, vamos revisar essas características.
Para começar, é possível ter acesso quase imediato ao painel de configuração. O Samsung Galaxy S4, com Android 4.2, possui uma paleta de acessos rápidos à configuração do aparelho, que pode aparecer diante de nossos olhos com um único comando de gesto: basta deslizar a barra de notificação do Android com dois dedos ao invés de 1. O painel capacitivo do telefone interpretará a diferença e exibirá o mapa de configuração rápida completo. Assim de simples.
O Samsung Galaxy S4 possui conectividade por infravermelho. Pode parecer velho, velho. Antiquado, vamos. Mas nada disso. O telefone pode se tornar um controle remoto, e para isso, o Samsung Galaxy S4 utiliza o aplicativo WatchON, que pode ser configurado no painel de notificações para que possamos gerenciar a TV do celular em poucos passos. Para fazer isso, basta ir ao framework de configuração deste aplicativo, onde veremos uma opção para fixá-lo na janela de notificação.
Quem já utilizou um Samsung Galaxy S3 ou qualquer um dos equipamentos que foi feito com o conjunto de funções inteligentes que foi lançado naquele aparelho conhecerão o Pop Up Play, o utilitário que permite enviar uma janela de vídeo flutuante rodando em primeiro plano junto com qualquer outra inscrição. O Samsung Galaxy S4 mantém esta opção, mas sua essência é transferida para outras seções das funções disponíveis no equipamento. Por exemplo, pegar o teclado virtual enquanto mantém vários aplicativos abertos. Para fazer isso, teríamos apenas que prestar atenção a uma pequena chave localizada à esquerda da barra de espaço. Assim que esta tecla for pressionada, várias opções serão abertas, entre as quais estaremos interessados clique naquele da linha inferior e mais à direita. Feito isso, o teclado vai flutuar à vontade na tela para poder ter os espaços que preferimos manter à vista.
Outra função oculta, aparentemente menor, mas muito útil nos momentos em que não queremos ser incomodados, é o modo de bloqueio. Não tem muito mistério. Basta abrir a janela de configurações e ir ao desligamento do aparelho, onde encontraremos o modo de bloqueio. Lá podemos configurar as opções para desativar, como chamadas recebidas, mensagens e e-mails, notificações, alarmes ou o indicador LED.
Continuamos e encontramos uma opção que recomendamos em ocasiões anteriores para alcançar uma maior eficiência da bateria em nosso dispositivo. Referimo-nos à ativação e desativação do sensor Wi-Fi em função da utilização que lhe damos. O Samsung Galaxy S4 permite programar quando a porta de acesso à Internet deve ser ativada ou não, podendo definir períodos entre os quais a ligação Wi-Fi se mantém operacional. Para acessar esta função, devemos entrar nas configurações do sistema, depois nas conexões e a partir daí, nas opções avançadas do sensor wireless, onde encontraremos o Wi-Fi Timer.
Outra das duas opções ocultas no Samsung Galaxy S4 são velhos conhecidos de que já falamos na ocasião. Referimo-nos às funções Adapt Sound e ao equalizador de áudio de plantão, duas soluções que nos permitem manter uma saída de som o mais ajustada possível às necessidades do utilizador, quer durante a utilização do media player para ouvir música, quer ao fazer chamadas telefónicas. telefone, respectivamente.
E, ainda na seção multimídia, mas agora no aspecto de vídeo, o Samsung Galaxy S4 tem uma função que vai ser muito interessante, quer estejamos curtindo sequências no YouTube ou com imagens armazenadas em nosso aparelho. Esta é uma opção chamada pinch-to-zoom, que nos permite ampliar áreas específicas do quadro de reprodução, bem como configurar aspectos como o brilho ou contraste do vídeo, bem como o volume com que ele chega "" independente do controlador integrado no próprio Samsung Galaxy S4””. Para fazer isso, teríamos apenas que fazer zoom através do gesto clássico de pinça ou pressionando indistintamente à esquerda ou à direita do vídeo para que os controles de configuração surjam diante de nós. Não tem mais mistério.
Finalmente, do Samsung Tomorrow eles dão pistas sobre algumas funções ocultas que estão ligadas à tela de bloqueio do Samsung Galaxy S4. O primeiro nos permite ancorar um acesso direto à câmera. Para isso, basta entrar no painel de configurações, onde, uma vez acessada a seção dedicada ao dispositivo, pressionaremos onde indicado para a tela de bloqueio. Aí podemos apontar que queremos configurar os widgets da referida tela, momento em que podemos selecionar a câmera, que está à nossa disposição no momento apesar de não ter desbloqueado o Samsung Galaxy S4, com o qual ganharemos agilidade quando a tivermos ao nosso alcance uma ótima foto para capturar com o telefone.
A segunda opção que poderíamos personalizar na tela de bloqueio é mais simples, embora não menos atraente para os usuários. O que poderíamos fazer é personalizar a mensagem de boas-vindas que apareceria assim que acordássemos o Samsung Galaxy S4 pressionando a tecla start. Para isso, seguimos o caminho descrito no ponto anterior, mas quando temos que selecionar widgets , clicamos em "editar informações pessoais", para que possamos escrever a mensagem de boas-vindas que queremos a partir de várias fontes tipográficas em cores diferentes.