Será no dia 26 de setembro, quando supostamente encontraríamos o Nokia Lumia 1520. Referimo-nos ao primeiro phablet com o qual a ainda finlandesa firma abordará o mercado de telefones com tela de grande formato. Um painel FullHD de seis polegadas e um processador quad-core equipado com grande potência são as primeiras garantias com que a equipe se antecipava, que teriam mais um atrativo na câmera para seduzir o público. Seria, como sabemos pelo WMPowerUser, uma unidade PureView. Mas ao contrário do que é visto noNokia 808, Nokia Lumia 920, Nokia Lumia 925 e Nokia Lumia 1020, o sensor que integraria o Nokia Lumia 1520, teria uma nova escala de resolução. Nem 8,7 nem 41 megapixels: neste caso, variaria entre 16 e 20 megapixels.
Uma captura de tela tirada das opções de configuração da câmera do Nokia Lumia 1520 publicada pela mídia citada especializada em terminais móveis com Windows Phone mostra que aponta justamente nessa direção. O que é apresentado é um painel que permite que você selecione a resolução da imagem capturada, que vão desde a escolha de cinco megapixels e mais cinco para 16 megapixels. Esta segunda possibilidade registra alguns arquivos de ambas as qualidades. A ideia seria manter uma cópia em resolução máxima, reservando a de cinco megapixels para que a referida captura sirva como um arquivo para compartilhar quando for enviada por e-mail, mensagem e outros. Assim, o grande peso da fotografia de16 megapixels não seria um problema ao usá-lo para enviá-lo por meios diferentes.
Neste caso, ele parece claro que o sensor do Nokia Lumia 1520 seria 16 megapixels. Porém, no Nokia 808 e no Nokia Lumia 1020 vimos como a resolução máxima finalmente acaba ligeiramente reduzida nas imagens capturadas. Assim, sensores de 41 megapixels, tais terminais, resultam em suas configurações mais altas, imagens de 34 e 38 megapixels, dependendo se a caixa de captura é definida por uma relação 4: 3 ou 16: 9, respectivamente. Assim, no caso do Nokia Lumia 1520poderíamos esperar algo semelhante, com uma queda efetiva no registro, mantendo um alto padrão de qualidade. Vale lembrar que esta opção de realizar uma captura dupla com arquivos de resolução diferente da mesma imagem já está presente no Nokia Lumia 1020.
Quando questionados sobre por que a Nokia decidiu não integrar o PureView como head-end em seu Nokia Lumia 1520, pudemos elucidar uma possibilidade bastante plausível: tamanho e peso. Embora com o Nokia Lumia 1020 o fabricante tenha conseguido reduzir bastante o tamanho do sensor PureView, a realidade é que ele ainda é muito grande, algo que somado às dimensões que já começamos a antecipar para o Nokia Lumia 1520 teria resultado em um terminal gigantesco e preocupantemente pesado. Com a presença de uma câmera de 16-20 megapixels, o Nokia Lumia 1520Você evita o incômodo de adicionar gramas desnecessários à balança, o que acaba se traduzindo em um apelo maior.