No Mobile World Congress, não apenas aparelhos de última geração foram exibidos, mas alguns fabricantes mostraram equipamentos mais simples. É o caso do Nokia 3310 ou mais modelos "atuais", como o da empresa sueca Doro. A empresa lançou um novo telefone projetado especialmente para os idosos. É o Doro 6050, com tela de 2,8 polegadas e câmera integrada. Seu design é do tipo concha e é especialmente desenvolvido para facilitar o manuseio.
O Doro 6050 é o celular perfeito para usuários idosos. O terminal oferece a possibilidade de personalizar a interface. Desta forma, será possível escolher entre diferentes opções, que serão adaptadas de acordo com o nível de demanda. Para realizar as ações, basta seguir passo a passo o que aparece na tela principal. Os textos serão mais simples do que em outros dispositivos. Veremos frases como "converse com alguém" ou "envie uma mensagem". O terminal é totalmente dobrável e oferece dados em seus dois painéis disponíveis, ou seja, aberto e fechado.
O Doro 6050 equipa uma câmera de 3 megapixels, resolução baixíssima. Não se esqueça que é um celular muito básico, cuja principal missão é facilitar para os nossos avós. É algo que veremos claramente no nível do design. As teclas são grandes e facilmente reconhecíveis com os dedos da mão. O dispositivo também oferece opções de bloqueio de chamadas para determinados números e um botão de alerta de emergência.
Não tem acesso à Internet, embora mostre informações meteorológicas no painel principal. Também veremos outros recursos comuns com outros terminais, como uma lista de contatos ou lanterna. Como poderia ser de outra forma, as chamadas e mensagens recebidas oferecem um tom alto e claro. Por fim, destaque também o tamanho de sua bateria. O Doro 6050 equipa um 800 mAh, o que dadas as vantagens que tem nos dará vários dias de uso. Relativamente ao preço ou data de saída ainda não temos dados, embora seja provável que seja colocado à venda por volta dos 100 euros.
