É curioso que, para alguns usuários, as grandes vantagens do Samsung Galaxy S4 possam ser, justamente, os argumentos mais chocantes na hora de assumir o carro-chefe da empresa sul-coreana. O Samsung Galaxy S4 é muito poderoso, carregado com recursos inteligentes e capaz de realizar uma infinidade de tarefas. Mas é precisamente aí que reside a ideia de que pode ser um telefone difícil de manusear. Nesse caso, basta referir-se ao chamado Modo Fácil para ilustrar que este dispositivo é capaz de facilitar o que parece difícil.
O Modo Fácil não contém muitos segredos. Como o próprio nome indica, é uma configuração projetada para simplificar as coisas quando operamos o terminal. É uma interface de usuário que se integra à tela principal, assim como a alguns recursos do Samsung Galaxy S4, para que usuários que não estão acostumados a aproveitar ao máximo os recursos de um celular Android em geral e um dispositivo com a camada nativa da Samsung em particular pode começar a usar este smartphone sem complicar muito a vida.
Desde o início, assim que ativarmos o Modo Fácil no Samsung Galaxy S4, a área de trabalho será simplificada seguindo várias diretrizes. A primeira é que apenas três espaços configuráveis serão mantidos. O painel de controle manterá três janelas flutuantes com informações contextuais (hora, data e informações meteorológicas), além de seis ícones dedicados a seis dos acessos mais comuns que um usuário costuma utilizar (câmera, galeria, agenda de contatos, navegador web, telefone e correio). Esses ícones também assumirão um tamanho visivelmente maior do que no modo normal, algo que será especialmente útil para usuários com problemas de visão.
As outras duas telas da área de trabalho são reservadas para a configuração de atalhos. Um deles centra-se nas funções do telefone ”” principalmente para chamadas e mensagens SMS ””. A ideia é que possamos instalar atalhos para os nossos contactos favoritos, para que não seja necessário procurá-los sempre que quisermos ligar ou enviar mensagens. Além disso, o acesso ao histórico de chamadas é integrado de forma muito mais simples e ágil. A terceira tela pode ser completada com acessos dedicados aos nossos aplicativos favoritos. Novamente, o tamanho desses ícones será claramente maior do que o normal se o Modo Fácil não estiver ativado.
Para completar o que é interessante sobre o Modo Fácil, convém notar que com esta configuração os papéis de parede e as animações mais complexas são eliminados, o que tem um efeito positivo na autonomia. Além disso, é possível alternar entre este modo e o normal sem que os detalhes configurados em cada um se percam a cada alteração. Para poder aceder a este Modo Fácil ”” ou para o desactivar, se o tivermos seleccionado ””, basta aceder ao menu de definições do Android e ir para “o meu dispositivo”. Uma vez lá, selecionamos “tela inicial”, onde encontraremos a localização do Modo Fácil.
