Índice:
- Todas as redes WiFi modernas podem ser atacadas
- Dispositivos do Android 6 são especialmente vulneráveis
- Os fabricantes têm a solução em suas mãos
Esta manhã, foi divulgada a notícia de que a segurança de nossas redes WiFi como as conhecemos hoje foi quebrada. Os pesquisadores descobriram e revelaram hoje que uma nova exploração permitiria aos cibercriminosos ler o tráfego WiFi entre os pontos de acesso sem fio e dispositivos. Essas vulnerabilidades podem afetar redes domésticas e comerciais. E, no momento, não haveria nada que os usuários pudessem fazer para reverter a situação.
A correção teria que vir das mãos dos fabricantes do roteador. E embora os computadores Windows possam ser afetados, parece que a parte dos computadores que executam o Android seria muito grande. Acredita-se, de fato, que 41% dos dispositivos que agora funcionam com esse sistema operacional estariam vulneráveis a esse novo vírus.
Todas as redes WiFi modernas podem ser atacadas
Os próprios pesquisadores que descobriram essa flagrante falha de segurança afirmam que esse tipo de ataque pode afetar qualquer tipo de rede WiFi moderna. Contanto que você use um sistema de criptografia WPA ou WP2. Nesse sentido, computadores com Windows, MacOS, iOS, Linux e Android não escapariam de ser afetados.
Os invasores seriam capazes de ler informações que antes deveriam estar criptografadas de maneira segura. E nem seria necessário quebrar a senha do WiFi. O dispositivo, sim, eu teria que estar ao alcance do invasor. Se ele pudesse acessá-lo, ele poderia obter senhas, mensagens, fotos, e-mails e até mesmo números de cartão de crédito.
Dispositivos do Android 6 são especialmente vulneráveis
Os pesquisadores dizem que os dispositivos que executam o Android 6.0 Marshmallow e superior são especialmente sensíveis a essa vulnerabilidade. 41% dos computadores podem ser afetados por uma variante particularmente devastadora desse ataque WiFi.
Parece que os invasores podem injetar ransomware ou malware em sites. Portanto, esses computadores Android precisam urgentemente de patches de segurança para se proteger contra os efeitos desse vírus.
O Google explicou ao The Verge que está ciente do problema. E eles esperam consertar os dispositivos nas próximas semanas. Isso aconteceria, logicamente, pela implementação de diferentes atualizações. Nós os veremos em breve.
Os fabricantes têm a solução em suas mãos
Os usuários pouco poderão fazer a respeito. Diante dessa ameaça, mudar a senha de acesso ao WiFi será de pouca utilidade. Serão os fabricantes do roteador - e as operadoras, se eles o forneceram a você - que ficarão encarregados de resolver este problema.
E se uma atualização não for suficiente, os roteadores provavelmente terão que ser substituídos ou um chip terá que ser trocado. Os investigadores alertaram alguns fabricantes sobre as características deste ataque em julho passado.
Portanto, muitos já começaram a trabalhar para encontrar uma solução o mais rápido possível. Quem comprou um roteador por sua própria conta e risco, principalmente no caso de empresas, deverá entrar em contato diretamente com o fornecedor ou fabricante.
