O 4g da Vodafone chegará a mais oito cidades em outubro
A partir de outubro próximo, a Vodafone marcará quinze cidades 4G no mapa espanhol. Embora hoje existam sete centros urbanos em território nacional que gozam de uma certa cobertura LTE (Barcelona, Bilbao, Madrid, Málaga, Palma de Maiorca, Sevilha e Valência), a partir do próximo mês surgirão outros oito que terão acesso à rede de Internet móvel de alta velocidade. Foi durante o XXVII Encontro de Telecomunicações do Santander que foi revelado que o próprio Santander, assim como La Coruña e Zaragoza em setembro, e Córdoba, Vigo, Murcia, Gijón e Oviedo, em outubro, Eles vão se juntar às cidades que permitem a seus usuários navegar com velocidades teóricas de até 150 Mbps.
A expansão da oferta, adicionalmente, ficará desprovida de pagamentos adicionais pelo acesso ao serviço, ao contrário do que foi inicialmente anunciado. Recorde-se que quando os operadores começaram a divulgar as suas propostas para a oferta 4G, a Vodafone foi a única que acompanhou o pormenor do serviço com o pagamento de nove euros mensais a partir deste mês de setembro. Felizmente, a empresa vermelha teve a sabedoria de recuar em sua proposta e hoje sabemos que o acesso à rede LTE é desprovido de pagamentos adicionais. Da mesma forma, os serviços 4G continuarão a operar nas frequências de 1.800 e 2.600 GHz, na ausência do regulador dando luz verde para a banda de 800 MHz"" Mais atrativo devido à sua potência e estabilidade "" é liberado, pois atualmente é ocupado pela transmissão do sinal TDT.
Assim, com a implantação do 4G em mais oito cidades, a Vodafone, avança na sua estratégia. Atualmente, o catálogo da operadora com sede no Reino Unido tem cerca de 22 terminais com os quais o usuário pode acessar este tipo de rede. Entre eles, encontramos tablets "" como o mais recente iPad ou o Sony Xperia Tablet Z "" e smartphones "" com uma gama um pouco mais ampla, distinguindo-se o Nokia Lumia 625, Samsung Galaxy S4 e Samsung Galaxy S4 Mini Sony Xperia Z, HTC One e outros ””. Os terminais que forem adquiridos neste momento já virão pré-configurados para que o acesso à rede 4Gnos pontos onde a cobertura é possível automaticamente.
Neste momento, as quatro operadoras mais importantes em nosso país afundaram suas garras com maior ou menor fortuna e envolvimento nos serviços 4G. A Yoigo foi a primeira empresa a anunciar sua entrada neste mercado, embora a última a colocar sua rede em operação. A Orange e a Vodafone apressaram-se em preparar um portfólio de serviços a tempo de poderem usar o verão como experiência piloto comercial, apesar de a Vodafone ter negado expressamente em fevereiro a possibilidade de oferecer 4G se não estivesse na banda de 800 MHz A Movistar optou por uma posição salomônica: não recorrerá a rede própria até que seja divulgada a frequência habitada atualmente pela TDTEntretanto, utilizará a rede Yoigo, que estará à sua disposição após a celebração de um acordo em que a sociedade maioritariamente detida pela TeliaSonera beneficiará da rede ADSL e de fibra da operadora espanhola.