O 5g vai chegar da mão da vodafone do verão
Uma velocidade de transferência de dados até 10 GB, ultrapassando a rede de cablagem de fibra existente no nosso país, melhorando a latência na transmissão destes dados, melhorando assim a domótica e todo o domínio da condução automática… Vantagens que virão com o desembarque no nosso país da banda 5G que, tal como anunciado hoje pela operadora britânica Vodafona, terá lugar este verão. Um evento que vai acontecer um ano depois que a Vodafone deu início aos primeiros testes com a evolução da banda 4G.
O 5G vai chegar este verão das mãos da Vodafone às principais cidades espanholas como Madrid, Barcelona, Valência, Bilbao, Málaga e Sevilha. Por enquanto, velocidades de download de até 2,2 Gbps serão oferecidas. As datas exatas em termos de taxas de aluguer, bem como os primeiros dispositivos compatíveis, entre os quais estará o novo Samsung Galaxy S10 5G, serão anunciados mais cedo ou mais tarde, sem dados relevantes ainda. O que parece ter sido confirmado é que as novas tarifas 5G não vão aumentar o custo das que já temos, mas precisaríamos de um terminal compatível com as novas bandas.
Essa implantação será feita em conluio com a Huawei na fabricação de antenas compatíveis com 5G e será feita em conjunto com a operadora Orange. No dia 3 de julho, o 5G chegará à Inglaterra, tornando este país o tiro de partida europeu, nas cidades de Cardiff, Liverpool, Londres, Birmingham, Bristol, Manchester e Glasgow.
Entre os terminais que vão aparecer em breve e que serão compatíveis com as bandas 5G estão o Samsung Galaxy S10 5G, Xiaomi Mi Mix 3 5G e Huawei Mate 20X 5G. Portanto, se você estiver interessado em ser um dos primeiros a testar a nova banda 5G em nosso país, terá que pagar uma quantia significativa, já que nenhum desses terminais será muito acessível. O resto vai esperar até que, como o 4G, seja massivo e democrático para todos.