Índice:
Ter um celular compatível com conectividade 5G agora significa ter que arranhar sua carteira um pouco mais do que o necessário. A operadora britânica Vodafone é quem oferece, hoje, terminais compatíveis com esta tecnologia. O Xiaomi Mi Mix 3 5G, sendo o mais barato da lista, pode ser adquirido na Vodafone ao preço de 720 euros. Se olharmos para as opções de ponta, encontramos dispositivos como o Samsung Galaxy S10 5G por 1.080 euros ou o Huawei Mate 20X 5G por 900 euros. Mais econômico? No momento, eles não existem. Mas eles não demorarão a chegar.
Telefones básicos com 5G em 2020
E farão isso de mãos dadas com a marca chinesa Huawei, graças aos processadores da marca Mediatek, associados a terminais intermediários e de entrada. Esse movimento, além de disponibilizar conectividade 5G ao catálogo de terminais acessíveis, representa um novo movimento em resposta ao bloqueio do governo Trump em relação aos acordos comerciais com empresas norte-americanas. A Qualcomm, desenvolvedora do Snapdragon, é uma empresa norte-americana, não a Mediatek, que é a China. Um novo passo na possível emancipação das empresas Huawei e norte-americanas, já tendo pronto seu novo sistema operacional denominado Harmony OS.
Segundo informações coletadas em mídias como a Gizchina, a MediaTek se dedica à produção de processadores compatíveis com 5G e também já teria clientes tão poderosos quanto os fabricantes de celulares OPPO e Vivo, campeões de vendas no país asiático. Será a partir do próximo ano quando a Mediatek terá os primeiros processadores compatíveis com 5G prontos para entregá-los à Huawei e seu destino será, principalmente, os celulares básicos. A encomenda de processadores pela Huawei no primeiro trimestre de 2020 pode chegar a 12 mil unidades. O nome do código para este processador compatível com 5G é MT6885.
Isso pode significar que durante 2020 finalmente podemos ver como conseguir um celular compatível com 5G é muito mais acessível do que agora, promovendo o desenvolvimento dessa tecnologia e democratizando seu uso.