Índice:
- Diferenças de acordo com áreas geográficas
- Android vs. iOS
- Publicidade e compras integradas, cada vez mais importantes
- E qual é o gasto com jogos?
Embora os desenvolvedores de aplicativos móveis recebam cada vez mais receita de compras no aplicativo, 95% dos usuários não compram nenhuma expansão e nenhum extra para obter mais do produto. O modelo de conteúdo gratuito continua a ser o mais difundido entre os proprietários de celulares, que na maioria dos casos ainda preferem a publicidade no aplicativo ou as versões gratuitas (mesmo que ofereçam menos opções ou funções).
Estas são algumas das conclusões que aparecem no estudo The State of In-App Spending realizado pela AppsFlyer.
Diferenças de acordo com áreas geográficas
Embora a AppsFlyer tenha detectado algumas características comuns ao redor do mundo, existem certas peculiaridades exclusivas de alguns setores geográficos, uma vez que a adoção de smartphones e o mercado de aplicativos móveis difere ligeiramente entre os países.
Assim, por exemplo, verificou-se que o mercado norte-americano é o mais importante em termos de compras dentro do aplicativo. Especificamente, a média é definida em cerca de US $ 2,68 por usuário e aplicativo (até 2,5 vezes o que os usuários de aplicativos gastam na Europa). O mercado latino-americano, por outro lado, tem se caracterizado por um crescimento constante nos últimos meses, sendo considerado um setor interessante para se investir.
Android vs. iOS
Outra informação interessante é que os usuários do iOS parecem mais dispostos a gastar dinheiro em compras no aplicativo do que os usuários do Android. Enquanto 4,6% dos usuários do Android investem nesse tipo de compra, no caso do iOS o número chega a 7,1% dos usuários. Também os valores investidos são até 2,5 maiores no iOS, como pode ser visto no gráfico.
Como curiosidade, também deve ser mencionado que os usuários do Android se destacam pelo interesse em aplicativos utilitários (antivírus, otimizadores de RAM, etc.)
Publicidade e compras integradas, cada vez mais importantes
Como pode ser visto no gráfico a seguir, desde 2011 a importância da publicidade (em azul claro) e das compras no aplicativo (em azul escuro) tem aumentado progressivamente como fontes de receita para desenvolvedores de aplicativos. Enquanto no início a chave estava em aplicativos com todo conteúdo pago, os usuários foram evoluindo e demonstrando claramente seu interesse por downloads gratuitos, aceitando publicidade ou pagando posteriormente para obter extras ou melhorias por meio de compras no aplicativo.
O estudo foi realizado entre os meses de abril e maio de 2016 e teve em conta uma transação no valor total de 300 milhões de dólares (cerca de 270 milhões de euros) em mais de 1000 aplicações, realizadas por mais de 100 milhões de usuários.
E qual é o gasto com jogos?
O mercado de jogos para celular parece radicalmente diferente das compras em geral, mas também tem algumas características muito interessantes. Verificou-se que apenas 3,5% dos jogadores gastam dinheiro em compras no aplicativo, mas aqueles que gastam até 30 vezes mais dinheiro do que a média: mais de 9 dólares por mês por aplicativo em comparação com a média de 0, $ 32.
