Embora até o próximo ano de 2012 a Apple não pretenda adicionar suporte à nossa linguagem entre aqueles compatíveis com o assistente pessoal do iPhone 4S, não custa saber quais os riscos que podem estar envolvidos atualmente em fazer uso do novo recurso que a Apple apresentou ao 4 de outubro passado.
E o fato é que uma grande falha de segurança está afetando os usuários que já possuem esta nova versão do celular avançado de Cupertino. Aparentemente, e conforme relatado pelo portal CNET, o Siri ignora o bloqueio do terminal e pode ser usado sem a necessidade de saber a senha para desbloqueá-lo. Com o consequente risco de que, caso o iPhone 4S seja roubado ou perdido, qualquer pessoa possa fazer chamadas, enviar e-mails ou enviar mensagens curtas de texto.
E tudo isso por conta das configurações padrão que a Siri, a assistente pessoal do novo celular da Apple, traz por padrão. No entanto, existe uma maneira simples de desativar a função enquanto o smartphone está bloqueado. Basta ir às configurações do celular e, na guia "Geral", selecionar a opção "bloqueio de código".
Uma vez lá dentro, você poderá ver uma seção que se refere ao Siri. Deve ser colocado na posição OFF ou desativado. Desta forma, o usuário pode ter certeza de que nenhuma pessoa de fora da equipe poderá utilizar o iPhone 4S e com o consequente gasto na fatura do final do mês.
Além disso, lembramos que dentro das opções do bloco de terminais, o usuário pode selecionar a opção para: Excluir dados. Isso significa que, após várias tentativas sem sucesso - dez tentativas para ser exato - o próprio computador apagará por completo todos os dados pessoais armazenados durante o seu uso.