Este 2012 terá muitos pontos a serem destacados no que diz respeito à telefonia móvel. Será o ano da expansão das redes LTE de quarta geração, quando veremos a chegada dos processadores quad-core ou mesmo a proliferação de telas de alta resolução. Também ajudará os tablets a continuarem a invadir o mercado, tentando abocanhar participação de mercado do segmento de laptops e, em muito menor medida, dos celulares.
Em relação a este último, com o lançamento do Samsung Galaxy Note, foi aberta uma brecha com a qual os fabricantes de smartphones podem se proteger contra a invasão de tablets. Diante dessa perspectiva, a taiwanesa Asus optou por puxar pelo meio da rua, apresentando um celular que funciona como o coração operacional de um tablet ao qual se conecta como se fosse um dock: o Asus PadFone.
Este dispositivo poderá ser analisado na nomeação de fevereiro próximo em Barcelona, no Mobile World Congress 2012. Isto foi confirmado pela própria empresa asiática, mostrando o modelo deste terminal híbrido para atualizado com as últimas novidades do setor. Entre eles, vai mostrar o novo sistema operacional do Google ou o processador mais avançado da NVIDIA californiana.
Desta forma, o Asus PadFone será visto no evento de Barcelona equipado com a plataforma Android 4.0 Ice Cream Sandwich -ICS-, que é justamente a primeira desenvolvida pela Google com o objetivo de funcionar de forma intercambiável em tablets e smartphones , com os quais carregará um sentido especial neste dispositivo peculiar.
Além disso, o Asus PadFone será equipado com o processador NVIDIA Tegra 3 quad-core. Este chip já foi visto no C ES 2012 nas entranhas do Acer Iconia Tab A700, operando com uma frequência de clock de 1,3 GHz. No entanto, não está confirmado se este Asus PadFone irá operar na mesma velocidade.