O novo Samsung Galaxy S5 da empresa sul-coreana Samsung está dando muito o que falar nas últimas semanas. Embora ainda faltem alguns meses para a apresentação do Galaxy S5, por enquanto parece que um dos rumores mais difundidos em relação a este terminal foi negado: o scanner de íris. Aparentemente, a tecnologia de um scanner capaz de identificar o usuário de sua íris ainda é muito verde, então a sul-coreana Samsung provavelmente equipará seu novo Galaxy S5 apenas com um scanner de impressão digital como outras empresas como Apple com seu iPhone 5S.
O scanner de íris foi precisamente uma das novidades mais marcantes do próximo carro-chefe da Samsung. Em tese seria um scanner que permitiria o desbloqueio do celular com um simples olhar do usuário para a câmera, o que ganharia tanto em segurança quanto em conforto. O único problema é que se trata de uma tecnologia que ainda não foi implementada em nenhum telefone atual, pois requer uma precisão milimetrada em cada um dos componentes do scanner para garantir seu correto funcionamento.
Mas essa não é a única razão para a decisão da Samsung de não incluir o scanner de íris em seu Galaxy S5, como anunciou o jornal coreano Korea Herald. Para que a tecnologia do scanner de íris seja incluída em um telefone, uma câmera adicional projetada especificamente para essa finalidade deve ser instalada. E isso implica em mudar completamente o design do terminal, além do fato de que seu tamanho provavelmente também seria afetado por esta câmera adicional.
Em resumo, a sul-coreana Samsung não estaria particularmente interessada em fazer todas essas mudanças, podendo simplesmente incluir um leitor de impressão digital, o que não representa muitos problemas quando se trata de dar pequenos ajustes no design do terminal. O leitor de impressão digital também serviria para desbloquear o telefone simplesmente colocando o dedo em um leitor digital, o que aumentaria a segurança do terminal, já que apenas o usuário autorizado poderia acessar seu conteúdo.
No que diz respeito às demais especificações do Samsung Galaxy S5 que foram conhecidas nas últimas semanas, ao que parece este novo carro-chefe será apresentado à sociedade com uma tela de 5,25 polegadas com resolução de 2560 x 1440 pixels. Em princípio, haveria duas versões do Galaxy S5 no mercado: uma versão com caixa de metal que custaria 800 euros e outra versão com caixa de plástico que custaria 650 euros. A versão mais cara incorporaria um processador Exynos 6 de oito núcleos, enquanto a versão de plástico viria com um processador Snapdragon 805.. Em ambos os casos, seria encontrar uma câmera de 16 megapixels e a versão mais recente do sistema operacional Android, Android 4.4 KitKat.
