Índice:
O Galaxy Z Flip é a segunda aposta da fabricante sul-coreana no mercado de celulares com tela dobrável. Ao contrário do Galaxy Fold, o último lançamento da Samsung dobra no eixo horizontal em relação ao sistema de eixo cartesiano. Desta forma, o tamanho do dispositivo é reduzido quase pela metade para facilitar seu armazenamento em um bolso convencional. O que você provavelmente não sabia é que o telefone tem uma dobradiça oculta que permite que o chassi seja segurado em ângulos diferentes e que também se auto-limpa.
Essa dobradiça é responsável por fazer com que o corpo do Galaxy Z Flip fique em forma de 'L' dificilmente girando. Agora a empresa revelou em detalhes o funcionamento da dobradiça, uma dobradiça que também utiliza um sistema de filtros capaz de reter poeira e sujeira.
Dual CAM e Sweeper, as duas tecnologias de dobradiça do Samsung Galaxy Z Flip
Para resolver os problemas de dobrar um chassi tão pequeno, a empresa patenteou um sistema chamado Dual CAM.
O que este sistema consegue é uma dobra progressiva que também é compatível com diferentes posições. Esta é a principal diferença de um switch comum. Enquanto seu mecanismo suporta apenas duas posições (ligado e desligado), o dimmer embutido na dobradiça do Samsung Galaxy Z Flip permite que você obtenha um controle de quase milímetros da inclinação em um tamanho muito pequeno.
Acima desse mecanismo há uma cobertura que esconde a dobradiça do telefone, tornando-o invisível ao olho humano. Essa decisão vai além das convicções estéticas da empresa. Na verdade, parte da funcionalidade do sistema Dual CAM concentra-se em evitar a introdução de sujeira nos eixos de rotação. É neste ponto que a tecnologia Sweeper atua.
Como o próprio nome sugere, essa tecnologia é responsável por "varrer" a sujeira de dentro para fora. Seu funcionamento é muito semelhante ao oferecido pela varredura de fibras em aspiradores de pó; a marca reconhece até ter se inspirado nesse sistema. Essas fibras tentam repelir a poeira e as partículas de sujeira varrendo tudo que entra na dobradiça para fora. Eles não limpam sozinhos, mas quase.
Com esta solução curiosa, a Samsung atingiu uma durabilidade mínima de 200.000 dobras. Isso não se deve apenas à resistência da dobradiça em si, mas também à flexibilidade das fibras inseridas no filtro do sistema de varredura.