A atualização do Lollipop, mais cedo ou mais tarde, também vai acabar caindo em smartphones de gama média que foram lançados no mercado durante o ano passado de 2014. É o caso do HTC Desire 816, um celular de gama média da HTC que estrelou um boato que indica que estamos falando de um dos candidatos a ser atualizado em breve para o Lollipop. Especificamente, o boato indica que o HTC Desire 816 pode começar a receber a atualização do Android 5.0.2 Lollipop durante o mês de abril.
Conforme revelado por um usuário do Twitter que atende pelo nome de LlabTooFeR e que parece ser especializado em programação Android, o HTC Desire 816 é um forte candidato para atualizar para uma das últimas versões do Lollipop em questão de semanas. Este usuário destaca que "eles receberão a atualização do Android 5.0.2 no próximo mês ", uma mensagem que parece apontar diretamente para abril como a data mais provável para a distribuição desta versão. E embora o usuário não se refira a nenhum dado adicional, presumivelmente estamos falando sobre a data agendada para a distribuição do Android 5.0.2entre os HTC Desire 816s em todo o mundo.
É importante destacar que estamos falando do Android 5.0.2 Lollipop, uma versão do Lollipop que corrige grande parte dos problemas que uma das primeiras atualizações para o Android 5.0 Lollipop gerou. As diferenças entre o Android 5.0.2, Android 5.0.1 e Android 5.0 Lollipop não se traduzem tanto em mudanças visuais, mas, em termos gerais, uma grande parte das diferenças pode ser resumida em correções de bugs e melhorias de segurança. Portanto, o fato de o HTC Desire 816 ser atualizado para esta versão deve dar aos seus proprietários um pequeno alívio no que diz respeito a possíveis erros de atualização.
Esta boa notícia para os proprietários do HTC Desire 816 contrasta fortemente com a jarra de água fria encontrada pelos proprietários do HTC One (2013). Um funcionário sênior da HTC praticamente confirmou que o primeiro HTC One não será atualizado para o Android 5.1 Lollipop, a versão mais recente do Lollipop que também corrige alguns problemas menores detectados em versões como o Android 5.0.2.
Embora a apresentação do HTC Desire 816 remonta aos primeiros meses do ano de 2014, estamos falando de um smartphone a partir das especificações técnicas pode encontrar uma tela de 5,5 polegadas com 1.280 x 720 pixels, um processador Qualcomm Snapdragon 400, 1,5 gigabytes de RAM, 8 gigabytes de memória (expansível por microSD) ou uma câmara principal de 13 megapixels. No seu lançamento, o sistema operacional instalado de fábrica neste smartphone correspondia ao Android 4.4.2 KitKat.
