O HTC One mini 2, segunda edição da versão compacta do HTC One M8 apresentada em maio, desembarcou na Espanha neste mesmo mês de novembro. O facto foi confirmado pela empresa taiwanesa HTC, que anunciou que a comercialização do HTC One mini 2 em Espanha será efectuada através da The Phone House, enquanto o preço inicial deste terminal será fixado em 400 euros (recorde-se que o preço de lançamento do HTC One M8 atingiu os 730 euros).
O HTC One mini 2 pode agora ser reservado na sua versão gratuita através da The Phone House por um preço de 400 euros, enquanto as primeiras unidades parecem começar a ser enviadas a partir do próximo dia 14 de novembro. De momento, a única cor da caixa disponível é o cinzento, embora se presuma que nos próximos dias a disponibilidade deste terminal também se estenda ao ouro e à prata.
Em termos de recursos, o HTC One mini 2 é uma alternativa mais barata ao HTC One M8 que mantém quase todo o seu design exterior. À primeira vista, a principal diferença entre o One mini 2 e One M8 é que a versão compacta não inclui a dupla câmara de seu irmão mais velho, além das próprias diferenças de tamanho (137,43 x 65,04 x 10,6 mm com 137 gramas na versão compacta e 146,36 x 70,6 x 9,35 mm com 160 gramas na versão topo de linha).
As especificações técnicas do HTC One mini 2 baseiam-se em uma tela Super LCD2 de 4,5 polegadas com resolução de 1.280 x 720 pixels (densidade de pixels e tela de 326 ppi). O processador que dá vida a este smartphone é um Qualcomm Snapdragon 400 com quatro núcleos que atinge uma velocidade de clock de 1,2 GHz. A capacidade da memória RAM é de 1 GigaByte (enquanto no One M8 esta capacidade chega a 2 GigaBytes), e o espaço de armazenamento interno oferece 16 GigaBytesexpansível através de um cartão microSD de até 128 GigaBytes. Todas as outras características são compostos de uma câmera principal de 13 megapixels com autofoco e flash de LED, suporte para a 4G (Internet ultra-rápida) e uma bateria com 2110 mAh de capacidade.
O sistema operacional instalado como padrão neste smartphone corresponde ao Android em sua versão Android 4.4.2 KitKat, e é aqui que surge uma pergunta que muitos usuários provavelmente estarão fazendo. Acontece que, há poucos dias, a HTC confirmou que vai atualizar os telefones celulares da gama HTC One para o Android 5.0 Lollipop, a versão mais recente do sistema operacional Android. Esta confirmação inclui o HTC One M8 e o anterior HTC One M7, embora também haja rumores de que o HTC One mini 2 é outro candidato indiscutível para atualizar para Android 5.0 Lollipop. Por enquanto, para verificar a veracidade dessas informações, não temos escolha a não ser esperar até o início do próximo ano de 2015.
Recorde-se que o HTC One mini 2 já pode ser reservado em Espanha com a The Phone House pelo preço de 400 euros. As primeiras unidades começarão a ser comercializadas a partir de 14 de novembro.