Durante a apresentação oficial do Huawei Ascend P7 soubemos que o preço inicial deste terminal rondaria os 450 euros. Desta vez, uma loja alemã especializada em produtos eletrónicos listou este smartphone do fabricante chinês Huawei com um preço inicial de 420 euros, o que nos leva a pensar que este será o preço final que iremos receber em território europeu.
Além disso, esta loja também revelou que o Huawei Ascend P7 começará a estar disponível nas lojas europeias a partir deste mesmo mês de junho (embora ainda não saibamos a data exata de partida). O que é realmente interessante é a pequena redução que este terminal sofreu antes do seu lançamento, já que um dos aspectos mais criticados da sua apresentação foi o alto preço inicial com que a Huawei queria introduzi-lo no mercado europeu. Os 420 euros é um valor muito mais interessante tendo em conta a grande diferença que existe em relação aos 500 e mesmo 600 euros que actualmente custam os carros-chefe das outras marcas (Samsung Galaxy S5 ou HTC One M8, por exemplo).
Agora, também deve ser notado que existem diferenças notáveis entre esses dois gigantes e o carro-chefe da Huawei. A primeira dessas diferenças reside no processador, já que enquanto os terminais Samsung e HTC incorporam um processador Qualcomm Snapdragon, o Huawei Ascend P7 vem com um processador HiSilicon Kirin 910 T (desenvolvido pela própria empresa chinesa). A diferença nos processadores também é perceptível ao comparar a velocidade de clock de cada um deles: o processador Galaxy S5 opera a 2,5 GHz, o One M8 opera a 2,3 GHze o do P7 funciona a 1,8 GHz.
Por outro lado, o Huawei Ascend P7 tem vários pontos a seu favor em relação à concorrência. O primeiro é o seu design, pois se trata de um terminal cuja espessura é de apenas 6,5 milímetros. Esta é uma figura muito interessante porque é uma espessura interna notável contra 8,1 milímetros do Galaxy S5 e 9,4 mm do M8 One. De resto, o design destes três terminais é bastante semelhante em termos do tamanho do ecrã e da distribuição dos elementos principais (ver os botões do sistema operativo, embora no caso do Galaxy S5 sejam físicos).
Obviamente, o design não é um fator excessivamente decisivo na hora de comprar um celular, então teremos que esperar para ver se este novo preço inicial para o Huawei Ascend P7 é finalmente confirmado. Se assim for, estaremos perante um terminal a ter em conta se estamos à procura de um telemóvel com especificações topo de gama que não exceda a perigosa barreira dos 500 euros. E passadas várias semanas desde o seu lançamento, muito provavelmente estaremos a falar de um preço que será notavelmente próximo dos 300 euros, que será ainda mais equilibrado para as especificações deste smartphone.