Depois de ecoar boatos até o último momento, podemos finalmente dizer que o Huawei Mate 8 acaba de ser apresentado oficialmente. Este é o sucessor do Huawei Ascend Mate 7, o que significa que o Mate 8 é apresentado como um phablet de última geração construído em um corpo de metal. O Mate 8 é equipado com o mais recente processador das fábricas da Huawei, o HiSilicon Kirin 950, e finalmente é complementado por uma tela de seis polegadas. Claro, o lançamento global do Huawei Mate 8 terá que esperar até os primeiros meses de 2016.
E, por enquanto, o Mate 8 só foi apresentado na China. Mas isso não significa que a sua disponibilidade não inclua outros países, já que a gama Mate está presente no mercado europeu há anos, e tudo indica que a apresentação mundial do Mate 8 terá de esperar até ao evento CES 2016 (em Janeiro).
Deixando a disponibilidade de lado, o Huawei Mate 8 é apresentado com uma tela de seis polegadas para atingir uma resolução Full HD de 1.920 x 1.080 pixels (a mesma resolução do Huawei Mate S, com a diferença que neste caso o tamanho da tela é de 5,5 polegadas). O Mate 8 é construído sobre uma caixa de metal (disponível em três cores: prata, ouro e rosa), e não poderia faltar a presença do leitor de impressão digital, localizado na parte traseira do celular (embaixo da câmera principal).
Por falar em especificações técnicas, o novo Mate 8 da Huawei pode se orgulhar de incorporar um processador HISILICON Kirin 950 de oito núcleos (quatro núcleos Cortex-A72 rodando a uma velocidade de clock de 2,3 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 rodando a 1, 8 GHz), e certamente essa é uma das poucas características técnicas que a Huawei confirmou na apresentação deste celular (além da versão do sistema operacional Android que vem instalada como padrão no Mate 8, Android 6.0 Marshmallow).
Para o resto das características do Companheiro 8 nós temos para se referir a rumores sobre os rumores de 3 / 4 gigabytes de RAM, 32 / a 64 gigabytes de memória interna, a principal câmara de 16 megapixels e uma bateria com 4.100 mAh de capacidade. Todos esses dados ainda não foram oficialmente confirmados, por isso devemos interpretá-los com algum cuidado.
O preço inicial do Huawei Mate 8 também não foi oficialmente confirmado, e podemos ter certeza que não saberemos nenhum valor específico até que ocorra a apresentação mundial deste celular. Para que tenhamos uma referência do preço inicial que podemos esperar com o lançamento do Mate 8 em Espanha, basta sabermos que o Huawei Mate S é actualmente distribuído com um preço que ronda os 650 euros.
