Índice:
O DxOMark parece continuar a ser o critério de qualidade fotográfica para muitos usuários de smartphones e empresas. Com a apresentação do Huawei P30 Pro e Huawei P30, dos quais já tem as nossas primeiras impressões na web, a conceituada empresa fotográfica mostrou ao mundo os resultados numéricos que este novo terminal Huawei conseguiu. São surpreendentes, tanto que o Huawei P30 Pro foi coroado como o novo terminal fotográfico de referência no mundo dos smartphones. Pelo menos é o que diz o DxOMark, contamos todos os detalhes sobre o resultado alcançado por este novo terminal.
Huawei P30 Pro, terminal de referência fotográfica de acordo com DxOMark
Muitos de vocês podem não estar tão interessados no mundo da tecnologia móvel e o DxOMark soa como uma marca de detergente para vocês. Mas na realidade é uma empresa que se dedica a testar a fotografia tanto em câmeras profissionais quanto em smartphones. Ultimamente tem ganhado muita relevância graças à visibilidade que alguns criadores de conteúdo tecnológico lhe deram, aliás, suas análises são muito respeitadas pela comunidade. Mas deve-se levar em conta que esses testes são "sintéticos", são feitos em condições de laboratório e não mostram o uso real do terminal nas mãos de um usuário comum.
Uma vez explicada a funcionalidade do DxOMark, vamos falar do Huawei P30 Pro. Sua seção fotográfica é composta por três sensores na parte traseira: 40 megapixels grande angular 27 mm com estabilização óptica e abertura focal f / 1.6 sendo este o principal e passando para o SuperSensing (eles deixam o RBG para incluir RYB), o segundo sensor de 20 megapixels com ultra grande angular de 16mm e abertura focal f / 2.2 e o último sensor com 8 megapixels com funcionalidade telefoto de periscópio de 125mm com OIS e abertura focal f / 3.4. Este é o conjunto técnico que a DxOMark testou.
O resultado deu ao Huawei P30 Pro após passar por DxOMark é de 112 pontos globais. Está acima de terminais como o Xiaomi Mi 9 ou o Samsung Galaxy S10 Plus. Esses pontos foram alcançados principalmente na seção de zoom, uma das novidades e ponto forte deste terminal que possui até 50 ampliações. Isso permite que você amplie os objetos que estão distantes sem perder um pingo de detalhe. Mas também outro fator que deve chamar a atenção é o modo retrato ou efeito bokeh. Para este modo de fotografia, a Huawei incluiu um sensor de proximidade chamado ToF, com o qual consegue capturar melhor o fundo e o assunto para obter um efeito bokeh mais realista e quase profissional.
Além das seções já mencionadas, o Huawei P30 Pro obteve bons resultados nas seções de foco automático, flash e exposição. Podemos vê-los na análise completa no site da DxOMark, onde é detalhada em detalhes e há exemplos de como interpreta cores ou foco em várias situações. Na verdade, a nota na seção de fotografia, que não se confunde com a nota geral, é de 119 pontos. Enquanto a nota na seção de vídeo chega a 97 onde a estabilização se destaca, algo lógico já que possui estabilização ótica de imagem em seus sensores e também o autofoco, algo muito importante para situações complicadas.
Sem dúvida o Huawei P30 Pro é um bom terminal na seção fotográfica, onde também destaca seu zoom óptico e seu efeito bokeh. Mas enquanto não o tivermos em mãos não poderemos dar-lhe uma opinião formada sobre o terminal em geral, bem como sobre a sua secção fotográfica, à medida que passarmos mais tempo com o terminal iremos contar-lhe a nossa experiência de uso geral.